na cidade

Já pode votar no seu candidato favorito das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Setúbal está a concorrer nas categorias de “Lendas e Mitos”, “Artefactos” e “Procissões e Romarias”.
O Círio de Nossa Senhora do Rosário de Tróia é um dos finalistas. Foto: CMS.

A cidade de Setúbal está entre os finalistas do concurso nacional para eleger as 7 Maravilhas da Cultura Popular. O Chapéu do Descarregador de Peixe, na categoria “Artefactos”, o Círio de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, em “Procissões e Romarias”, e a Lenda de Nossa Senhora da Arrábida, em “Lendas e Mitos”, foram os três patrimónios escolhidos pelo painel de especialistas entre os 140 finalistas regionais desta edição.

Se quiser ajudar o seu património favorito a chegar à final, só tem de votar através de uma chamada telefónica até ao dia 10 de agosto, segunda-feira. 

O Chapéu do Descarregador de Peixe destaca o chapéu feito tradicionalmente de camadas de pano de lençol e barrado com óleo de fígado de bacalhau. Circular e pintado de acordo com gostos clubísticos, as abas largas protegiam os descarregadores da água salgada e apanhavam os peixes que caíam dos cestos. É deste costume que vem a forma única de andar dos descarregadores, conhecidos por correrem aos saltinhos. A escolha do Chapéu do Descarregador de Peixe é feita através do número 760 207 813.

O Círio de Nossa Senhora de Tróia, celebração centenária organizada pelos pescadores de Setúbal e que mistura a fé e o profano, é outro dos nomeados da lista. Neste caso, o número para votar é o 760 207 814.

A Lenda de Nossa Senhora da Arrábida, na categoria Lendas e Mitos, é outro dos patrimónios de Setúbal candidato a uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular. Reza a lenda que em 1215 o mercador Hildebrant encontrou salvação para o seu navio graças à intervenção de Nossa Senhora da Arrábida. Foi então que nasceu o culto que deu origem a procissões e círios marítimos à Ermida da Memória e ao Convento da Arrábida. A opção pela Lenda de Nossa Senhora da Arrábida é feita pelo número 760 207 817.

O chapéu é feito de pano de lençol. (Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro/CMS).

As chamadas têm o custo de 0,60€ mais IVA. Cada telefone tem direito a um número ilimitado de votações, sendo apenas possível votar com números com registo nacional. Os resultados das votações nos três elementos do património de Setúbal são anunciados num programa em direto na RTP1, no dia 10 de agosto.

Com a participação nas 7 Maravilhas da Cultura Popular, a Câmara Municipal de Setúbal pretende promover e valorizar as tradições culturais e populares do concelho. A cidade tem marcado presença nas várias edições da competição. O Portinho da Arrábida foi um dos vencedores das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, em 2010, e a sardinha assada foi eleita uma das 7 Maravilhas da Gastronomia, em 2011.

tags: 7 Maravilhas da Cultura Popular, Câmara Municipal de Setúbal, Chapéu do Descarregador de Peixe, finalistas, votações

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal