na cidade

Já pode mergulhar à vontade: município colocou nadadores-salvadores na Praia da Saúde

O local finalizou a recuperação total em 2012, incluindo a zona ribeirinha. É ponto de atração da população e visitantes da cidade.
Há mais segurança.

Sabemos que a Arrábida tem praias paradisíacas ao longo de toda a serra e que atraem muitos turistas, além dos residentes, mas a verdade é que muitos setubalenses gostam da Praia da Saúde e é por ali que ficam dada a proximidade com a cidade, já que é a primeira da linha de costa.

Por saber a adesão da população a esta praia durante a época balnear e com o objetivo de melhorar as condições de segurança do espaço, a Câmara Municipal de Setúbal colocou nadadores-salvadores e boias delimitadoras. A iniciativa resultou da “articulação e conjugação de interesses de várias entidades, a quem a autarquia agradece a disponibilidade e colaboração, nomeadamente à Capitania do Porto de Setúbal, à APSS — Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, à APA — Agência Portuguesa do Ambiente e ao concessionário Rockalot”, informa o município.

“Construir mais cidade, mais Setúbal” foi o mote para avançar com este passo, tendo em conta que, por exemplo, todos os cidadãos que não têm como se deslocar — apesar da existência dos autocarros — e até para os que moram ali perto usam muito frequentemente a Praia da Saúde para ir dar um mergulho e para apanhar banhos de sol. Mas não só setubalenses — pela proximidade com cidade, há também muitos turistas que preferem ficar por ali.

A Praia da Saúde passa a contar com a presença de nadadores-salvadores e com boias delimitadoras da zona de maior perigosidade, cuja utilização deve ser acautelada por parte dos utilizadores”, acrescentando que “a Câmara Municipal está a desenvolver, junto das entidades competentes, os procedimentos necessários para que a Praia da Saúde seja formalmente classificada como zona balnear.

A praia está localizada na Avenida José Mourinho, junto do Parque Urbano de Albarquel, numa zona que até há alguns anos era ocupada por estaleiros navais. O município iniciou em 2010 o processo de desmantelamento e remoção de quatro embarcações antigas que ainda por lá estavam e assim começou a requalificação da praia e de toda a zona ribeirinha. A Praia da Saúde tinha sido ocupada desde cerca de 1970 para os estaleiros navais e a recuperação de todo o espaço emblemático foi finalizada em 2012.

Esperamos que não sejam necessários.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA