“Setúbal das Salinas”, com música e letra de Carlos Alberto da Silva Pinto, vai ser o tema da Grande Marcha de Setúbal 2025. O anúncio foi feito esta terça-feira, 8 de abril, pelo município. A canção vai ser agora interpretada por todas as coletividades participantes nesta edição do concurso das Marchas Populares de Setúbal, que desfilam a 14 de junho na Avenida Luísa Todi.
À Câmara Municipal de Setúbal foram enviadas 11 propostas, que foram analisadas por três jurados. A presidência do júri competição foi assumida pela artista Joana Negrão, a cantora e compositora que levou o tema “Responso à Mulher” ao Festival da Canção deste ano, através do projeto a solo A Cantadeira.
Já a avaliação da letra vencedora, esteve a cargo do poeta popular José Alberto Raposo, que contém várias marchas, fados e hinos no seu percurso literário. O maestro e trompista Orlando Caldeira, por sua vez, ficou responsável pela avaliação musical.
Sob o tema “Sal”, os interessados tiveram até 31 de março para se inscreverem no concurso que se realiza anualmente no concelho. Agora, o “Setúbal das Salinas” vai ser interpretado pelas Marchas Populares de Setúbal no desfile de 14 de junho, com início às 20 horas, na Avenida Luísa Todi. Já nos dias 20 e 21, a partir das 21 horas, a apresentação será no Pavilhão das Manteigadas, em formato de concurso. A entrega de prémios terá lugar no dia 29, às 20h30, no Forte de Albarquel.
Entre os participantes desta edição, encontram-se o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, o Grupo Desportivo Independente, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, o Núcleo de Bicross de Setúbal, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de S. Sebastião e a Associação ACTS – Companhia de Teatro de Setúbal.
Além disso, vão desfilar extraconcurso as marchas infantis de “Os 13”, do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, dos Ídolos da Praça e da Associação de Pais da Escola da Brejoeira, bem como a marcha honorária da APPACDM de Setúbal.