Setúbal é terra de peixe e é sempre bom apreciá-lo no prato, mas sabe ainda melhor quando conhecemos a história de quem o pescou e de como o fez. A pensar nisso, realiza-se mais uma edição da Mostra das Tradições Marítimas, no Parque Urbano de Albarquel, de 31 de maio a 18 de junho.
A iniciativa, organizada desde 2015 pela União de Freguesias de Setúbal com o apoio do município e com a parceria da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Junta de Freguesia do Sado, começou a 31 de maio — Dia do Pescador — com a deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, feita com a Associação Família do Mar.
A inauguração oficial teve lugar às 18 horas, com a presença de vários setubalenses, que se juntaram para ouvir o grupo Cantares do Sado, depois das declarações dos presidentes das juntas do concelho que participam na organização do certame, além da presença do presidente do Município de Setúbal, André Martins.
Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, enalteceu o “prazer” de participar conjuntamente, além da componente educativa patente na Mostra das Tradições Marítimas. Marlene Caetano relembrou que as “identidades dos territórios são marcadas pelo que têm de diferenciador, que, neste caso é a ligação com o estuário, com o rio Sado e com o próprio mar”. Já Rui Canas, presidente da União das Freguesias de Setúbal, convidou todos os setubalenses a aproveitarem estes dias de festas e agradeceu a todos os envolvidos.
André Martins sublinhou o facto de Setúbal ser uma cidade reconhecida a nível mundial pela sua beleza marítima, qualidade da água do rio Sado e pela riqueza da fauna e flora, com alusão à Serra da Arrábida. “Esta é uma das mais belas baías do mundo, pela sua envolvência natural e pelo seu espelho de água”, diz o presidente, revelando ainda que existirá a primeira edição, este ano, da Festa da Baía, a conhecida Semana do Mar.
Assim, o rio e o mar encontram-se com a terra e fica patente “uma exposição de apetrechos de pesca, artesanato do mar, círios marítimos, oficinas marinhas e das tradições marítimas e do projeto Escola Azul” até dia 18 de junho. O PUA, escolhido por muitos setubalenses como sítio de eleição para momentos de lazer, recebe também a mostra gastronómica “Petiscos com Sabor a Mar”, aberta das 11 às 22 horas, acompanhado com música ambiente, de domingo a quinta-feira, às 18h30 e sextas e sábados, às 20 horas.

A autarquia informa ainda que os concertos continuam com “espetáculos ecléticos para todos os públicos”, com, depois da estreia a 31, Carla Lança e Joana Lança a animarem a noite a 1 de junho, Folk Fado a 4, Zé Zambujo & Pedro Carvalho dia 5, Et Toi Michel na noite de 6. “O programa de concertos, com início às 18h30, reserva ainda Tiny Giant, a 7, e Os Massacotes, 8, Jorge Nice, a 11, Os Amigos do Xico da Cana, a 12, DJ Pedro Monchique, a 13, Vasco Fernando, a 14, Renato Sousa e Federica Gallus, a 15, e Os Alcorrazes, a 18. O cartaz musical da Mostra das Tradições Marítimas, com um total de 18 espetáculos gratuitos, reserva ainda um conjunto de concertos agendados para as 20 horas com atuações de Old Brand, a 2 de junho, Abel Geada Trio, a 3, fados, a 9, Flickin’Throught, a 10, Os Metralha, a 16, e The Bossa Alibi, a 17”, reforça o município.
A Mostra das Tradições Marítimas tem, de 1 a 16 de junho, das 9h30 às 16h30, “um conjunto de oficinas de educação marinha, de náutica e de tradições marítimas direcionadas para as escolas básicas do primeiro ciclo do território da União das Freguesias de Setúbal”. Está ainda patente a exposição fotográfica “Famílias do Mar”, na Avenida José Mourinho, junto da Doca dos Pescadores, onde fica patente até 18 de junho. Como o foco é o peixe, o pescador, o mar e o rio, existirão ações de sensibilização sobre o consumo de pescado, a 2 de junho, no Mercado 2 de Abril, a 6 no Mercado do Livramento, a 13 no Mercado do Rio Azul e a 16 no Mercado da Conceição, sempre entre as 9 horas e as 12h30.
Há sempre espaço para a aprendizagem e, neste sentido, o programa foi pensado para miúdos e adultos. A 3, 6 e 8 de junho, no Parque Urbano de Albarquel, há, respetivamente, atividades para os utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, do EspaçoMaiorIdade da Junta de Freguesia de São Sebastião e para seniores da União das Freguesias de Setúbal e da freguesia de São Sebastião, sempre das 10 às 17 horas.
No dia 4, realizam-se batismos de mar, das 10 horas ao meio-dia e das 15 horas às 16h30, no Parque Urbano de Albarquel. Há ainda a procissão em honra do Senhor Jesus do Bonfim, às 17 horas, num percurso entre o Convento de Jesus e o Jardim da Beira-Mar, até à imagem de Nossa Senhora do Cais.
Dia 11 de junho vai realizar-se uma missa de homenagem aos pescadores, pelas 11h30, na Igreja de São Sebastião. A 17 vai ter lugar uma oficina de sensibilização para a segurança náutica, às 10 horas e no último dia do certame, 18, acontece a tradicional Corrida de Botes a Remos, também às 10 horas, ambas no Parque Urbano de Albarquel. As comemorações incluem dois almoços-convívios, ambos no Parque Urbano de Albarquel, o primeiro no dia 11, com a Família dos Bombeiros Sapadores de Setúbal, das 10 às 18 horas, enquanto a comunidade piscatória marca encontro para o dia 18, às 13 horas.