na cidade

Icónica mercearia setubalense recebe atelier para fazer cartuchos de Natal “à moda antiga”

“A Mercearia e os Cartuxos de Natal” é um dos eventos integrados nas celebrações da quadra. Há três datas disponíveis.
As vagas são limitadas.

No passado, era tudo contado, bem racionado e nada era desperdiçado. Há cerca de 40 anos, os produtos comprados nas mercearias locais eram pesados, com medidas específicas, para não passarem da conta, desde o azeite até às leguminosas. Depois, os ingredientes escolhidos, na maioria das vezes, a granel, eram colocados em saquinhos e o cliente levava-os para casa. Na altura do Natal, o packaging das embalagens era outro e construído pelas mãos do próprio merceeiro.

É precisamente essa memória (ou descoberta) que pode recordar na atividade “A Mercearia e os Cartuchos de Natal”, integrada no programa de celebrações alusivos à quadra, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, na Mercearia Confiança de Troino. Aqui, vai poder participar na “construção do cartucho em papel manteiga e seu embelezamento para os presentes de Natal, usando para isso várias técnicas, como a pintura e colagens de diversos materiais. Dentro dos cartuchos, os participantes levarão rebuçados de frutas (uma dúzia) ou Esses de Azeitão (meia dúzia), com medidas do antigamente”, explica a organização.

Há três datas disponíveis para participar: a primeira decorre no domingo, 1 de dezembro, das 10h30 ao meio-dia. A segunda e terceira atividade está marcada para os dias 18 e 19 de dezembro, quarta e quinta-feira, das 14h30 às 16 horas, em ambos os dias. A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição, com um máximo de dez participantes. As inscrições devem ser feitas através de um formulário online.

Fundada em 1926, a Mercearia Confiança de Troino era ponto de paragem obrigatória para os moradores do bairro, mas também para os habitantes das quintas em redor de Setúbal e pelos barcos que atracavam para reabastecer. Atualmente, tal como explica o Município, é “uma janela para o passado, onde os visitantes poderão perceber a importância dos estabelecimentos comerciais como espaço aglomerado de experiências humanas”.

Já que estamos a falar de Natal, carregue na galeria para descobrir algumas peças de decoração que pode comprar para a sua casa. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA