na cidade

Hatha Ioga: a nova modalidade do Catarina Branco Oriental Studio

As aulas decorrem às terças e sextas-feiras no estúdio de dança oriental setubalense.
Para relaxar o corpo e a mente.

O mês de setembro é sempre marcado pelo regresso às rotinas diárias: o trabalho, os miúdos, as refeições à pressa, as compras para a casa, as filas no trânsito. Este ano, depois de tantos meses em quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus, é ainda mais importante encontrar atividades para fugir ao stress da semana e relaxar o corpo e a mente.

Se está à procura de uma nova modalidade para experimentar, temos uma sugestão. O Catarina Branco Oriental Studio — na Rua General Daniel de Sousa, no Montalvão, em Setúbal — lançou uma novidade para esta rentrée: aulas de hatha ioga.

A modalidade começou no início de setembro. As aulas são conduzidas pela professora Eva Piçarra e decorrem às terças e sextas-feiras no estúdio de dança oriental setubalense. Ha significa sol e é representado pelo sol do corpo, a sua alma. Tha quer dizer lua, referindo-se à sua consciência, a sua mente. Assim, o hatha ioga procura o equilíbrio entre as forças solar e lunar (masculina e feminina), respetivamente.

“Apesar de seguir os princípios do hatha ioga acabo por incluir inspirações de outros métodos de ensino do ioga sobre os quais também aprofundo conhecimentos. Na minha perspetiva, o essencial é permitir que o praticante consiga vivenciar a prática como o todo que ela representa, ser capaz de olhar atentamente para cada sensação, emoção ou pensamento que surge durante a prática e escutar o seu próprio corpo”, conta à New in Setúbal Eva Piçarra.

O aumento da autoestima, autoconfiança e autoconhecimento, a promoção de uma respiração controlada e consciente, o fortalecimento do sistema imunitário, o aumento da capacidade de concentração e o desenvolvimento da força e flexibilidade são alguns dos benefícios da prática de ioga. Quem quiser fazer uma aula experimental de hatha ioga, só tem de fazer a pré-inscrição online no site do Catarina Branco Oriental Studio.

O espaço das aulas.

Como medida de prevenção da propagação da Covid-19, é obrigatória a higienização das mãos à entrada e à saída do estúdio e o uso de máscara. As alunas devem fazer as aulas descalças ou de meias e levar tapete, toalha e água. O preço das aulas é pago em mensalidades. Uma vez por semana é 25€ por mês e duas vezes são 40€.

Eva Piçarra é licenciada em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, mas foi no ioga que encontrou a sua forma de expressão e aceitou como “missão de vida”.

Certificada como instrutora de ioga para adultos e crianças desde 2003 e desde 2015 como professora de Ioga Terapia e Baby Ioga, há 17 anos que dá aulas de ioga. Em 2020 tornou-se “Guardiã de Círculos de Mulheres”, dedicando-se ao estudo do papel da mulher na sociedade e dos arquétipos que nos influenciam e também Womb Keeper (13.º Rito Munay Ki) e Consteladora (Constelações Sistémicas).

O Catarina Branco Oriental Studio foi fundado em 2019 pela bailarina premiada Catarina Branco e que tem como missão o ensino e divulgação da dança oriental. Para saber mais informações sobre as aulas e os horários, pode consultar as páginas de Facebook e Instagram do Catarina Branco Oriental Studio. 

tags: aulas, Catarina Branco Oriental Studio, Hatha Ioga, nova modalidade, setúbal

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal