na cidade

Há uma página de memes que está a fazer sucesso entre os setubalenses

As publicações são sobre locais ou pessoas da cidade e têm um contexto criativo e engraçado. Os sadinos estão a adorar.
É obrigatório seguir.

Se passa algum tempo na Internet, certamente que já viu em páginas do Instagram ou do Facebook os famosos memes: uma imagem ou um GIF (Graphics Interchange Format) com uma frase alusiva a algum contexto, que se torna viral. Por norma, este tipo de conteúdo é criativo e animado e costuma ter muito sucesso nas redes sociais porque as pessoas se identificam com as publicações e partilham-nas.

E se lhe dissermos que existe uma página do Instagram e do Facebook só com memes relacionados com Setúbal? Sim, é mesmo verdade. Chama-se Memes Setubalenses, já tem mais de 5000 seguidores e o conteúdo é demasiado engraçado e criativo para não ser divulgado. As publicações referem-se a espaços ou a pessoas da cidade, e de certeza, que muitos setubalenses se vão identificar com as mensagens.

A página foi criada em agosto de 2019 e quem a gere é o setubalense Francisco Portela, de 24 anos. É natural do bairro do Viso, mas vive atualmente em Lisboa. “Criei esta página por três razões: tinha imensas ideias para memes sobre Setúbal que, inicialmente, só partilhava com os meus amigos; queria praticar os meus conhecimentos em design gráfico e, por último, era verão e estava entediado”, conta à NiS o jovem.

Uma das características principais dos memes é que são bastante criativos. A inspiração de Francisco Portela para a sua criação passa por acompanhar tudo o que acontece na cidade, escolher situações ou locais que a maior parte dos setubalenses possam reconhecer e transformar o conteúdo em memes que sejam populares, mas que não estejam saturados.

No final, é só acrescentar o seu sentido de humor para tornar “o meme caracteristicamente setubalense”, utilizando fundos de locais da cidade ou até pintar a roupa das pessoas dos memes de verde, para fazer alusão ao Vitória Futebol Clube.

Os setubalenses estão a adorar o conteúdo da página, pelo que a adesão tem sido bastante positiva. Quem anda pelo Instagram tem visto as várias partilhas dos engraçados memes. Francisco Portela está surpreendido com a adesão. “No início era só uma coisa entre os meus amigos mais próximos, mas os setubalenses adoraram o conteúdo e começaram a aderir em massa”, refere.

Apesar de o conteúdo e a linguagem se relacionarem mais com o público jovem, Francisco Portela conta que a página já atraiu o público mais velho. “Já vi setubalenses com mais de 60 anos a seguirem a página tanto no Instagram como no Facebook. Portanto é bom saber que o conteúdo apela a setubalenses de todas as idades”, confessa o jovem.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA