na cidade

Há uma nova plataforma de grounding training com aulas online

O projeto foi criado pela bailarina, coreógrafa e professora de dança setubalense Filipa Peraltinha.
As aulas são dadas na aplicação Zoom.

Provavelmente nunca ouviu falar de grounding training. E se já pesquisou na Internet ficou com dúvidas sobre o que significa este conceito. As aulas de grounding training são uma abordagem responsável à prática de condicionamento físico, alongamentos, mobilidade e movimento consciente. O objetivo principal é que as pessoas ganhem consciência corporal para executar determinados movimentos e até prevenir lesões.      

Se nunca experimentou esta modalidade, há uma nova plataforma internacional com aulas online, coaching e vídeos tutoriais. O projeto foi lançado em junho pela bailarina, coreógrafa e professora de dança Filipa Peraltinha.

Formada em dança contemporânea e com experiência nas maiores companhias nacionais e internacionais, a setubalense, de 37 anos, decidiu lançar uma plataforma onde pudesse pôr em prática os seus conhecimentos.

“Nos últimos anos apercebi-me que muitas vezes as pessoas não têm consciência do que está a acontecer com o seu corpo quando estão a treinar. Com estas aulas, a minha ideia é ajudar os alunos a ganhar maior consciência corporal e prevenir lesões”, conta à New in Setúbal. 

As aulas são dadas em inglês por Filipa Peraltinha através da plataforma Zoom em formato live. Há duas aulas de condicionamento físico e uma de alongamentos e flexibilidade por semana. Mas atenção: as sessões não são apenas para bailarinos profissionais, estão também abertas a todos os que quiserem experimentar, sendo que os exercícios se podem adaptar às limitações de cada aluno.

Caso não possa assistir às aulas em direto, as sessões são gravadas e ficam disponíveis por três dias. Até agora, a plataforma tem juntado pessoas de todo o mundo. Além das aulas, o projeto inclui dicas ligadas à mecânica do corpo em movimento, acompanhamento pessoal e aulas privadas. Para se inscrever deve enviar uma mensagem privada para as páginas de Facebook e Instagram do projeto Grounding Training.

Filipa Peraltinha começou a sua formação aos cinco anos na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. “Desde miúda que soube que queria seguir a área de dança contemporânea”, explica. Depois de acabar o curso, a coreógrafa foi morar para Lisboa, onde fez formações e workshops em danças urbanas, outra das suas grandes paixões.

“Foi uma altura de grande crescimento que me ajudou a fazer a transição entre a escola e o mundo do trabalho. Lembro que saía muito à noite para observar as técnicas de dança e os bares serviam como uma verdadeira sala de ensaio”, conta.

Aos 25 anos, Filipa conseguiu um contrato de trabalho numa das melhores companhias de dança do mundo: a Cullberg Ballet na Suécia, dirigida pelo coreógrafo Mats Ek. Para a bailarina, a entrada nesta companhia de dança contemporânea serviu de impulso para a sua carreira, porque conheceu grandes referências na área. 

Além da Cullberg Ballet, Filipa integrou o elenco das companhias TOK’ART, Luna Negra Dance Company, Oslo Dance Ensemble e Companhia Paulo Ribeiro. Trabalhou com coreógrafos como Mats Ek, Crystal Pite, Johan Inger, Alexander Ekman, Gustavo Ramirez Sansano, Benoît Lachambre, Rui Horta e Paulo Ribeiro, entre outros.

Filipa é professora convidada em escolas, universidades e companhias de dança na Suécia, Noruega, Austrália, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Brasil, França e Portugal. 

Desde 2011 que tem colaborado como coreógrafa e intérprete em campanhas publicitárias em Portugal e no estrangeiro. Atualmente faz parte do núcleo de professores convidados da MOTUS THE COMPANY (USA), dirigida pela bailarina Diana Matos.

GROUNDING training ONLINE

GROUNDING training.A responsible approach to body conditioning, flexibility and mobility practices by Filipa Peraltinha.But not only that!GROUNDING is also an online platform for sharing dance classes, conscious movement, tutorial tips on training and body mechanics in motion!

Publicado por groundingtraining em Terça-feira, 30 de junho de 2020

tags: aulas online, Filipa Peraltinha, grounding training, plataforma, setúbal

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal