na cidade

Há uma nova campanha para ajudar o Hospital de S. Bernardo

Os voluntários do projeto Solidariedade entre Linhas estão a produzir materiais de proteção para os profissionais de saúde.
Pode costurar ou oferecer os tecidos. Foto: CMS.

Tudo começou com uma ideia de Antónia Nascimento e Cecília Candeias. As duas costureiras, que habitualmente confecionam os trajes das Marchas Populares de Setúbal, decidiram fazer material de proteção para ajudar os profissionais de saúde do Hospital de S. Bernardo a combater o surto do novo coronavírus. 

A campanha, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e o Centro Hospital de Setúbal foi um sucesso, e já foram distribuídas centenas de máscaras e botas num tecido antimicrobiano, ecológico e hipoalérgico. Por isso, a autarquia lançou o projeto Solidariedade entre Linhas.

“Perante os inúmeros contactos e propostas de colaboração que o projeto tem recebido, a Câmara Municipal de Setúbal disponibilizou-se a ajudar também na tarefa de gestão de voluntários e na recolha de materiais, através da criação desta plataforma”, explicou a autarquia na sua página de Facebook.

Pode colaborar como voluntário de três formas diferentes: costurar materiais de proteção como máscaras, botas, cogulas, fardamento, de acordo com as orientações do Centro Hospital de Setúbal; oferecer tecidos e outros materiais (elásticos, linhas de costura, arame de modelagem) ou apoiar na logística de distribuição dos tecidos e na recolha do produto final para entrega.

Os interessados em participar devem enviar um email para solidariedadeentrelinhas@nullmun-setubal.pt, com a indicação do nome, morada, telefone, disponibilidade, tipo de colaboração e outras informações relevantes. Este projeto é apenas dirigido ao concelho de Setúbal, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, Centro Hospitalar de Setúbal e sociedade civil.

tags: Câmara Municipal de Setúbal, Covid-19, Hospital de S. Bernardo, Solidariedade entre Linhas

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal