na cidade

Há um novo mural de arte urbana sobre as ameaças à biodiversidade na Terra

A obra, da autoria do artista Smile, está na Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago.
O mural foi pintado no final de julho. Foto: bm_filmmaker.

A cidade ganhou um novo mural de arte urbana, no âmbito do projeto municipal “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal e Proteção Civil. A obra do artista Ivo Santos, conhecido por Smile, foi pintada Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago ao longo do mês de julho.

Tal como nos projetos anteriores do artista, o tema central do mural é a ameaça da perda da biodiversidade das espécies da região. Neste caso, o animal representado é um roaz com a indiçação de que se trata de “uma edição limitada”, que deve ser preservada, reforçando a ideia de que não há um Planeta B. 

Os outros dois murais, igualmente pintados pelo artista Smile, encontram-se na Escola Básica de Aranguez e na Escola Básica e Secundária Lima de Freitas. O mural da Aranguez retrata um cavalo-marinho, um roaz e um choco sufocados por um saco de plástico, todos envoltos nas pradarias marinhas do Estuário do Sado. O da Lima de Freitas foca-se num frasco de vidro, de tampa aberta, com uma floresta no interior.

Ivo Santos: o artista de Odivelas que se apaixonou por Setúbal

Smile, de 35 anos, começou por pintar quando era miúdo por influência da mãe e, mais tarde, dos primos. “Na altura era só desenho, porque não se falava muito em graffiti”, diz à NiS o artista. Por isso, decidiu escolher a opção de Artes no ensino secundário, mas confessa que aprendeu muito do que sabe como autodidata.

Ivo Santos pintou pela primeira vez em Setúbal, em 2012, o mural do “México”, junto à frente ribeirinha da cidade, onde representou um burro. Foi nessa altura que o artista conheceu a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que o convidou para pintar algumas caixas de eletricidade.

Smile já desenvolveu dezenas de outros trabalhos na cidade, como por exemplo nos túneis de acesso às praias da Arrábida, Casa do Largo – Pousada da Juventude, Bela Vista, EcoParque do Outão, Parque de Vanicelos e, mais recentemente, na entrada da Estrada Nacional 10.

Smile já viajou por vários países da Europa e do mundo e tem trabalhos expostos em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha e Brasil. Embora faça graffitis, o artista “não considera que os seus murais sejam graffitis, mas obras de arte urbana, com a parte figurativa e características do fotorrealismo”. O nome artístico Smile é inspirado num autocolante de um boneco em graffiti, que Ivo Santos viu numa edição da revista juvenil “Super Pop”. 

A seguir carregue na galeria para conhecer os murais mais incríveis e instagramáveis da cidade.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA