O sol esteve radiante esta semana e, segundo o IPMA, este cenário irá manter-se nos próximos dias, apesar do frio constante. Dado que estamos a chegar ao final do mês, pode respirar de alívio, pois existem muitas atividades gratuitas, organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal. Do desporto à cultura, passando pelo lazer há um leque de opções à sua espera.
A Gala do Desporto de Setúbal é um dos pontos altos deste fim de semana. Mais uma vez serão destacados atletas, dirigentes, clubes e outros agentes do panorama desportivo, nas mais variadas modalidades e que contribuíram para o desenvolvimento do desporto no concelho. A cerimónia decorre este sábado, 28 de janeiro, às 21 horas no Fórum Municipal Luísa Todi.
O evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal tem como objetivo reconhecer aqueles que se sagraram campeões nacionais e internacionais, individuais e coletivos, em várias modalidades, na época desportiva 2021-2022, bem como os melhores do ano nas categorias de “atleta”, “atleta esperança” e “atleta de desporto adaptado”.
Um dos momentos mais aguardados da gala é a entrega do “Prémio Carreira” que presta homenagem a uma personalidade que, pela sua entrega e dedicação ao desporto, elevou o nome da cidade e do concelho. São ainda entregues os prémios de “melhor treinador”, “melhor árbitro”, “melhor dirigente”, “evento do ano”, “equipa do ano” e “clube do ano”.
Conheça as outras atividades que pode fazer gratuitamente este fim de semana.
Sexta
10h30 — “Está ou não seguro?” Sessão de esclarecimento sobre seguros, conduzida pela Associação Portuguesa dos Seguradores, na Casa do Largo.
Sábado
9 horas — “Blindness”. Exposição de fotografias e vídeo de Rosa Nunes, que recorreu à metáfora de “mal branco” de José Saramago para dar visibilidade à invisibilidade mental, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.
9 horas — “Bocage entre nós”. Exposição sobre a construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, até 31 de janeiro.
10 horas — “Paisagem Urbana e Sentimentos Modelados”. Exposição coletiva de pintura e barro de utentes da Universidade Sénior de Azeitão. Na Biblioteca Municipal, até 24 de fevereiro.
10 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.
10 horas — “Paisagens Marítimas na Fotografia de Américo Ribeiro”. Embarcações tradicionais do rio Sado, regatas, procissões, vistas gerais do rio com a Serra da Arrábida como pano de fundo e da frente ribeirinha citadina, captadas ao longo de sete décadas no século XX pelo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, podem ser vistas nesta exposição, no Forte de Albarquel até 28 de fevereiro.
11 horas — “I regata do Sado.” Regata de vela de cruzeiro no rio Sado, com partida junto do Clube Vela do Sado.
14 horas — “Cartas de Olinda e Alzira”. Mostra de artes plásticas de Filipa Ferreira e Ricardo Mendes a partir de um texto de Bocage. Na casa Bocage até 4 de março.
14 horas — “O olho que pensa.” Mostra coletiva de desenho e fotografia de utentes da Universidade Sénior de Azeitão, na Biblioteca de Azeitão, patente até 28 de fevereiro.
14 horas — “Virginia Woolf”. Mostra bibliográfica do ciclo Autor do Mês, na Biblioteca Municipal, até 31 de janeiro.
14 horas — “Symbiosis”. Instalação e pintura de Antonieta Martinho sobre o tema da sustentabilidade no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 19 de março.
15 horas — “O infinito num junco”. O Grupo de Leitura da Biblioteca analisa o livro de Irene Vallejo, na Biblioteca Municipal.
15 horas — “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar”. O Grupo de Leitura Juvenil da Biblioteca analisa o livro de Luís Sepúlveda, na Biblioteca Municipal.
16 horas — “Olha para mim”. Mostra de artes plásticas de António Galrinho, no Espaço das Artes, da Casa da Cultura. Patente até 2 de fevereiro.
16 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Inauguração da mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal. Para ver no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.
16 horas — “Sustentar”. Exposição fotográfica e videográfica com o trabalho de seis artistas em seis projetos desenvolvidos em outros tantos territórios do País, incluindo os bairros setubalenses Grito do Povo e dos Pescadores, que pretende contribuir com perspetivas artísticas sobre iniciativas experimentais na área da sustentabilidade. Patente na Casa da Cultura até 29 de janeiro.
21 horas — “Gala do desporto de Setúbal.” Atletas, dirigentes, clubes e outros agentes que mais se destacaram em 2022 no panorama desportivo, nas mais variadas modalidades, e contribuíram para o desenvolvimento do desporto no concelho são distinguidos na 7.ª edição da Gala do Desporto de Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Domingo
14 horas — “Symbiosis”. Instalação e pintura de Antonieta Martinho sobre o tema da sustentabilidade no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 19 de março.
15 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.
16 horas — “Olha para mim”. Mostra de artes plásticas de António Galrinho, no Espaço das Artes, da Casa da Cultura. Patente até 2 de fevereiro.
16 horas — “Sustentar”. Exposição fotográfica e videográfica com o trabalho de seis artistas em seis projetos desenvolvidos em outros tantos territórios do país, incluindo os bairros setubalenses Grito do Povo e dos Pescadores, que pretende contribuir com perspetivas artísticas sobre iniciativas experimentais na área da sustentabilidade, patente na Casa da Cultura até 29 de janeiro.
Caso esteja a pensar ficar por casa e dedicar-se à cozinha, carregue na galeria para descobrir novas receitas práticas e saudáveis com ovo.