na cidade

Fórum Luísa Todi recebe homenagem especial a Lauro António

O realizador e crítico de cinema inspirou uma exposição de objetos pessoais.
Para visitar até 31 de agosto.

No dia 18 de agosto, Lauro António completaria 80 anos se estivesse vivo. Por isso mesmo, a data marca o arranque de uma exposição no átrio do Fórum Municipal Luísa Todi com objetos pessoais reunidos ao longo da sua carreira. Pode passar por lá até ao dia 31 de agosto. A entrada é gratuita. 

É uma oportunidade para ver as fotografias cartonadas dos seus filmes “Manhã Submersa” e “O Vestido Cor de Fogo”, o Troféu Nova Gente para o Melhor Filme de 1981, atribuído a “Manhã Submersa”, o Prémio Sophia Carreira 2018, da Academia Portuguesa de Cinema, e a condecoração como Grão-Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, pela Presidência da República, em 2018.

Nesta mostra de objetos pessoais de Lauro António, vai encontrar também exemplares de alguns dos seus livros, como as primeiras edições de “A Encenação” e “A Memória das Sombras”, o storyboard de um filme publicitário, o programa, fotografias de grupo e os figurinos, desenhados por si, da peça “A Encenação”, levada a palco pelo Teatro de Animação de Setúbal no Fórum Luísa Todi.

Lauro António nasceu em 1942 e morreu em fevereiro deste ano. Além de realizador, foi programador, professor, encenador, diretor e jurado de festivais de cinema. Foi ainda um dos fundadores do Festival Internacional de Cinema de Troia, em Setúbal.

A 8 de maio de 2021 a Câmara Municipal de Setúbal inaugurou a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, com o acervo particular doado pelo realizador.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA