na cidade

Forte de Albarquel vai ser inaugurado no final do ano

A informação foi avançada pela Câmara Municipal à New in Setúbal.
O monumento estava abandonado há vários anos.

O Forte de Albarquel, que estava abandonado há vários anos, sofreu obras de reabilitação com o objetivo de se transformar num espaço cultural e educativo. A inauguração do monumento histórico estava prevista para maio, mas foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. 

No entanto, já existe nova data para a abertura ao público. Em declarações à New in Setúbal, fonte do vereador do gabinete da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal Pedro Pina, explicou que “o Forte da Albarquel deverá ser inaugurado no final de outubro ou em novembro deste ano por ocasião do Festival de Música de Setúbal, que decorre de 19 a 22 de novembro”. 

Questionada pela NiS, a autarquia revelou ainda que o espaço vai ter novas valências museológicas e de exposição através da criação de um museu permanente e temporário, que estará aberto ao público em geral e alunos de vários níveis de ensino. 

Além do museu, o Forte de Albarquel vai receber eventos culturais, como por exemplo concertos de música de câmara, recitais de poesia, espetáculos de teatro, apresentação de obras literárias, exposições de pintura, entre outras atividades. A recuperação da antiga fortificação militar começou em 2018. A obra foi financiada pela fundação The Helen Hamlyn Trust, no âmbito de um memorando de entendimento assinado com a autarquia em 2016.

O Forte de Albarquel vai receber eventos culturais. Foto: Município de Setúbal.
  • O Forte de Albarquel fica junto ao areal da praia da Arrábida com o mesmo nome. A partir do século XVII funcionou como linha defensiva do litoral que se estendia entre Setúbal e Sesimbra. A fortaleza foi projetada em 1642 durante a Guerra da Restauração da Independência portuguesa, quando D. João IV fez uma remodelação da estratégia defensiva de Portugal. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA