na cidade

Fomos conhecer a cadela setubalense mais famosa do Instagram

Chama-se Pepa Mariana e tem mais de 14 mil seguidores na rede social.
Tem mais de 14 mil seguidores.

Eram cerca de quatro horas da tarde quando a New in Setúbal foi recebida de braços abertos por um beagle animado e feliz no Parque Urbano de Albarquel. No meio da relva e da areia, Pepa passou a tarde a brincar com outros patudos e com os donos Rita Parreira e Tiago Carvalho. 

De pelo branco, castanho e preto, este beagle setubalense anda a fazer sucesso no Instagram desde 2019. Começou com 100 seguidores, dois anos depois chegou aos cinco mil e agora já conta com mais de 14 mil fãs interessados em conhecer o dia a dia da cadela mais simpática e fotogénica da cidade. 

Chama-se Pepa Mariana, tem três anos e vive em Setúbal com os “pais” desde que tem um mês e meio. Nasceu de costas em vez de cabeça no dia 15 de dezembro de 2018 e ficou com a cauda partida desde essa altura. A situação fez com que fosse a última cadela de uma ninhada de um amigo do casal a ser levada. Ainda assim, Rita Parreira e Tiago Carvalho acolheram esta beagle que adora festas na barriga e odeia acordar cedo.

“Ela é muito mimada, teimosa e muito chorona, mas também é muito meiguinha. Passa o dia inteiro a dormir, mas quando está acordada adora brincar com aqueles brinquedos que fazem barulho”, começa por contar à NiS, Rita Parreira, de 27 anos. Apesar de ter uma página de sucesso na rede social, a verdade é que não é grande fã de fotografias. 

A ideia de criar o Instagram não partiu dos pais, mas de um amigo de um casal. “Quando ela veio cá para casa, fizemos um jantar com os nossos amigos e um deles criou a página, No início não liguei muito, mas depois comecei a ver que as pessoas interagiam muito e que a comunidade dos animais era muito acolhedora”, explica a dona. Foram crescendo ao longo dos anos e hoje em dia até têm algumas parcerias com marcas que promovem o bem-estar dos patudos. 

Sempre foi chamada por Pepa dentro de casa mas, inicialmente, o nome no Instagram era apenas Mariana the beagle. “Sempre que celebrávamos a Passagem de Ano com os nossos amigos estava sempre a dar a música “Mariana” do Nélson Freitas. Quando a cadela foi lá para casa, eles queriam que fosse o nome dela e como foi o nosso amigo que criou a página, ficou assim durante muito tempo”, diz. 

É nessa conta que os donos partilham os vídeos das aventuras da Pepa e, na altura das festividades, nunca faltam fotografias do beagle vestido a rigor. No Carnaval, por exemplo, saiu à rua com um fato de cachorro e outro do Mickey Mouse. Entre estes dois, é praticamente impossível escolher o favorito. 

O disfarço mais bonito do Carnaval.

Desde o início que Pepa Mariana foi bem acolhida pelos amigos do casal e atualmente vão todos de férias juntos com os patudos de cada um. É a irmã mais velha e, de vez em quando, rosna com eles para meter ordem na casa. É uma cadela muito inteligente e sabe distinguir todos os brinquedos que tem. Além disso, não consegue resistir aos paus e adora ir buscá-los quando alguém os atira para longe, como fez várias vezes no Parque Urbano de Albarquel.

A comida favorita é, sem dúvida, frango. Além de dormir, gosta de passar os dias a jogar ao disco e de passear na praia, apesar de ter algum medo da água. Quando anda de carro vai com a cabeça de fora e, assim que chega a um spot novo, precisa de cheirar tudo primeiro. 

É muito amigável, mas detesta gatos e quando os vê fica excitada e nervosa. A par destes patudos, também não é grande fã do escuro. “Ela tem um bocado de medo, uma vez estava uma pessoa no meio da praia à noite e, como não estava a conseguir distinguir, assustou-se de tal maneira que se prendeu num poste e partiu a trela”, relata o dono Tiago Carvalho, de 32 anos. 

Por ser da raça beagle, é uma cadela muito teimosa. “Se ralhamos com ela vai-se embora da divisão e mete-se no quarto sozinha, às vezes até dorme sozinha. Faz muitas birras”, conta o “pai”. Tem, portanto, uma personalidade muito forte e só perdoa os donos depois de lhe fazerem festas na barriga para a compensar. 

De seguida, carregue na galeria para ver como a Pepa Mariana é fotogénica. 

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA