na cidade

Figueirinha vence prémio de praia mais acessível de 2021

É o segundo ano consecutivo que uma praia do município ganha o concurso de “Praia Mais Acessível ‒ Praia para Todos”.
Boas notícias.

A cerca de dez minutos do centro da cidade e com vários autocarros a fazer paragem por lá, a Praia da Figueirinha é uma das mais concorridas nos meses de verão. Com um areal extenso e águas calmas é a escolha perfeita para quem tem filhos ou para quem prefere praias mais tranquilas. Em 2020 disponibilizou ainda um serviço de apoio a banhistas com mobilidade reduzida e invisuais, resultado de uma colaboração entre a autarquia e o Instituto Politécnico de Setúbal.

Por estes e outros motivos, a Figueirinha foi eleita como a melhor “Praia + Acessível 2021” de Portugal. É o segundo ano consecutivo que o município de Setúbal recebe este prémio, após a distinção, no ano passado, da Praia de Albarquel. Ambas foram eleitas por unanimidade. 

Este galardão, dinamizado no âmbito do programa nacional “Praia Mais Acessível ‒ Praia para Todos” é atribuído todos os anos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal. O objetivo é distinguir as zonas balneares com as melhores condições de acessibilidade. 

O areal setubalense foi destacado como um exemplo de boas práticas a nível nacional pela qualidade das condições de acesso e apoios disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada. 

Estes dois prémios nos últimos anos evidenciam o investimento da Câmara Municipal de Setúbal em 2021 nas praias da Figueirinha e de Albarquel para as tornar mais acessíveis e terem um maior valor turístico.  Foram criadas novas acessibilidades e zonas de estadia nos areais direcionadas para pessoas com mobilidade reduzida, como novos passadiços, um tapete e uma pérgula acessíveis, um novo edifício de apoio balnear, bebedouros, chuveiros, lava-pés, bancos de apoio, papeleiras e um novo painel informativo.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA