na cidade

Figueirinha ganha distinções de Bandeira Azul, Praia Acessível e de Ouro

A qualidade ambiental da zona balnear e a melhoria das acessibilidades foram alguns dos critérios avaliados.
É um das praias mais procuradas pelos banhistas no verão. Foto: Município de Setúbal.

A Bandeira Azul 2020 foi hasteada no dia 27 de julho, segunda-feira, na Praia da Figueirinha, numa cerimónia que incluiu o içar das bandeiras de Praia Acessível e de Ouro. Este é o décimo ano consecutivo que a cidade recebe o prémio, que reconhece a qualidade ambiental, turística e sanitária das várias zonas balneares do País.

Além disso, a distinção assegura que a praia da Arrábida tem condições para acolher banhistas com mobilidade reduzida. “Recentemente, as praias da Figueirinha e Albarquel foram melhoradas com uma série de novos equipamentos, que tornaram estas zonas mais acessíveis aos utilizadores no plano das acessibilidades”, explicou Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, durante a cerimónia. 

No caso da Figueirinha foram criados novos percursos pedonais em madeira e instalado um tapete de 25 metros até à água, que facilita a deslocação de uma cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida. Esta praia ganhou também uma pérgula, que funciona como área de sombra e descanso.

A construção de um edifício de apoio próximo do estacionamento, com casas de banho, zona de arrumos e uma área de primeiros socorros, a instalação de chuveiros, bebedouros e bancos de apoio, tal como um painel informativo com caracteres ampliados, pictogramas, conteúdos em braille e mapas táteis são outras novidades deste verão. 

A Figueirinha recebeu ainda, pelo segundo ano consecutivo, o galardão de Praia Inclusiva, atribuído pelo programa de desenvolvimento sustentável promovido em Portugal pela ColorADD, que atesta que a praia é indicada para daltónicos. A outra distinção atribuída à Figueirinha foi a de Praia de Ouro, reconhecimento da Quercus dos últimos cinco anos consecutivos de qualidade de água com avaliação “Excelente”.

A Campanha da Bandeira Azul da Europa, promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, começou em 1987 e está integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. O objetivo da iniciativa é sensibilizar a população para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro. 

tags: bandeira azul, Câmara Municipal de Setúbal, Praia Acessível, praias, setúbal, verão

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal