na cidade

Festival Visigodo e outros programas gratuitos para fazer este fim de semana

Há exposições, concertos, apresentações de livros e muito mais. Siga as sugestões da NiS para os próximos dias.
Praça de Bocage.

As férias já terminaram para a maioria dos setubalenses. Ainda assim, existe sempre o fim de semana para relaxar e repor energias. A pensar nisso, todas as semanas, a Câmara Municipal de Setúbal organiza várias atividades que pode fazer gratuitamente. Como não poderia deixar de ser, este fim de semana há exposições, concertos, apresentações de livros e muito mais.

A decorrer estão sessões online ou em formato presencial, em diferentes locais da cidade, do Grupo Vozes d’aGentes, para melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população, no âmbito da iniciativa “Vamos construir Soluções”. Há ainda encontros para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo, num grupo anónimo e seguro dedicado à partilha de histórias, dúvidas, receios e vitórias no centro de Cidadania Ativa. 

Ainda na parte do lazer, pode contar com as Festas em Honra de Nossa Senhora da Saúde que terminam este domingo, dia 11 de setembro. Há celebrações religiosas, cavalhadas à antiga portuguesa, música, gastronomia e artesanato nas festividades que homenageiam Nossa Senhora da Saúde em Vila Fresca de Azeitão. 

Já no desporto, o Open da Baía em Cadeira de Rodas também já começou. Trata-se de uma competição com jogos em singulares e pares, inserida no circuito ITF — Federação Internacional de Ténis, que acontece até 11 de setembro, domingo, no Clube de Ténis de Setúbal. 

Tome nota de tudo o que pode fazer este fim de semana em Setúbal.

Sexta-feira

19 horas — Início da 5.ª edição do Festival Visigodo, na Escola Lima de Freitas.

21h30 — A cantora norte-americana apresenta o álbum “Still, Here” em concerto do ciclo ZDB, na Casa da Cultura. 

Sábado

9 horas — Exposição de escultura das artistas Inês Escumalha e Inês Sousa, na Casa do Largo.

10 horas — Passeio interpretativo “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!” no âmbito da Semana do Carapau.

10 horas — “Arronches Junqueiro. O Poeta Arqueólogo”, exposição sobre António Casimiro Arronches Junqueiro, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 18 de setembro.

10 horas — Exposição “Blue Grid”, mostra de trabalhos do pintor setubalense Pedro Besugo. Para ver até 25 de setembro, na Casa da Cultura.

10h30 — Visita guiada conduzida por um técnico municipal e acompanhada da intérprete em língua gestual portuguesa Sofia Carvalho, no âmbito da candidatura Setúbal — Cultura Sem Barreiras, no Forte de Albarquel. 

15 horas — Mostra de instrumentos musicais tradicionais portugueses da coleção particular de Albano Almeida. Patente até 25 de setembro, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

15 horas — Visita guiada conduzida por um técnico municipal e acompanhada da intérprete em língua gestual portuguesa Sofia Carvalho, no âmbito da candidatura Setúbal — Cultura Sem Barreiras, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

15 horas — Mostra de fotografias da coleção do fotógrafo setubalense Américo Ribeiro. Patente até 10 de setembro, na Casa Bocage.

16 horas — Inauguração da mostra de artes plásticas, no Espaço das artes da Casa da Cultura, até dia 22 de setembro. 

18 horas —Festival Visigodo com música, gastronomia, karaoke, bailes e animações, na Escola Lima de Freitas.

21h30 — O livro de Dulce Garcia é apresentado por Alice Brito numa sessão do ciclo Muito Cá de Casa, na Sala José Afonso da Casa da Cultura. 

Domingo

9 horas — Exposição de escultura das artistas Inês Escumalha e Inês Sousa, na Casa do Largo.

10 horas  Exposição “Blue Grid”, mostra de trabalhos do pintor setubalense Pedro Besugo. Para ver até 25 de setembro, na Casa da Cultura.

15 horas  “Arronches Junqueiro. O Poeta Arqueólogo”, exposição sobre António Casimiro Arronches Junqueiro, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 18 de setembro.

18 horas — Festival Visigodo com música, gastronomia, karaoke, bailes e animações, na Escola Lima de Freitas.

17h30 — No âmbito da semana do Carapau, acontecerá a iniciativa “Encontros Prováveis”, que inclui uma visita guiada à Mercearia Confiança de Troino e uma degustação comentada pela chef Isabel Fonseca.

16 horas — Mostra de artes plásticas, no Espaço das artes da Casa da Cultura. Está patente até dia 22 de setembro.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA