na cidade

Festas de Tróia e 6 outras coisas para fazer este fim de semana

Há desfiles de barcos, espetáculos de música e dança e muitas atividades para os miúdos.

Se ainda não tem nada planeado para este fim de semana, prepare-se porque quando acabar de ler este texto vai ficar a faltar-lhe tempo para tudo o que há para fazer em Setúbal este fim de semana. Além das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia, há concertos, espetáculos de dança e muitas atividades para entreter os miúdos na cidade.

Nas Festas, que todos os anos atraem milhares de pessoas às margens do Sado, vai haver o tradicional desfile de barcos entre as duas margens do rio, música, arraiais e fogo de artifício. As festividades, arrancam no dia 11 de agosto, sábado, com uma procissão fluvial dos pescadores da cidade, que vai transportar a imagem da Senhora do Rosário para a capela na Península de Tróia. No mesmo dia, à noite, há arraial na praia, também em Tróia.

O ponto alto acontece já no domingo, dia 12, às 17 horas. É nesta altura que vai haver o muito tradicional concurso de barcos engalanados, que junta dezenas de barcos em festa com muita música no Sado. Para a noite, está previsto um fogo de artifício que vai dar muita cor aos céus da cidade.

Fim de semana também é sinónimo de cinema e é o pretexto ideal para uma visita ao Cinema Charlot. “A Gaivota”, de Michael Mayer, é uma adaptação da peça de Anton Tchekhov. Há sessões no sábado e no domingo, sempre às 16 horas.

Ainda no sábado, há um concerto a não perder no Largo da Ribeira Velha. Os Lavoisier – um projeto de Patrícia Relvas e Roberto Afonso – tocam às 21h30, numa iniciativa que conta com a com organização da Câmara Municipal de Setúbal. Imediatamente antes deste espetáculo, às 19 horas, Elsa Casanova dá mais um concerto do ciclo Lugar ao Fado, no Pátio do Dimas.

Também no sábado, pode assistir a mais uma atuação do Fado em Setúbal, espetáculo com Eugénio de Almeida, Joana Lança e Sara Margarida. Está marcado para as 21h30, junto da Serra do Louro (Terroa), com organização da Junta de Freguesia de São Sebastião.

tags: Escolha Setúbal, fim de semana, sugestões