Tudo na vida tem uma evolução, seja o telemóvel, o carro e até mesmo os trabalhos que desenvolvemos e que representam a maior parte da sociedade. Pois bem, a Festa do Manel da Horta remonta à altura em que o setor primário, ou seja, a produção e colheita de matéria-prima era a principal atividade do povo português e vai recriar a vida no campo e o espírito da aldeia entre os dias 26 e 28 de maio, no Rossio de Vila Nogueira de Azeitão.
Com entrada gratuita, a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão convidam os munícipes a aproveitarem este fim de semana que irá oferecer workshops, visitas guiadas, animação musical, artesanato — sem esquecer a rica gastronomia de Azeitão — durante três dias de festa. O certame abre as portas no primeiro dia, 26 de maio, às 17 horas, mas a inauguração oficial está marcada para as 20 horas, seguindo-se depois a atuação do Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”.
Dia 27 de maio, sábado, as atividades começam cedo e são destinadas aos mais novos, sendo que às 10h30 irá decorrer o atelier “Sementeiras”, pelo Movimento Azeitão Eco-Consciente. Às 11h30, o Centro Infantil Sebastião da Gama — Casa do Povo de Azeitão vai organizar a oficina criativa focada no tema “Reciclar com a Natureza”. Depois de um almoço acompanhado pelos aromas e sabores azeitonenses é hora do teatro infantil com “O Pequeno Cozinheiro”, protagonizado pelo Manel da Horta e por Maria Caramela. Seguem-se dois workshops, orientados pelo atelier Make & Take. Aqui, os participantes vão aprender a construir ímanes de frigorífico e pulseiras de cordão.
Ainda no mesmo dia, irá ser possível realizar batismos equestres às 15 horas e assistir a outros workshops de alimentação animal, que começam às 17 horas. Pelas 21 horas, o Rancho Folclórico das Praias do Sado sobe ao palco para dar baile e animação até à hora de fecho do espaço, que será à meia-noite.
No último dia, 28 de maio, o período da manhã e da tarde vão ser recheados de atividades proporcionadas pelo atelier Make & Take, Movimento Azeitão Eco-Consciente e a Hípica do Convento de São Domingos. Estas associações vão falar sobre o que fazer com as podas dos quintais às 10h30, realizar um workshop de construção de frutas e legumes a partir de materiais recicláveis e limpeza de animais às 11h30. Está igualmente prevista uma oficina de reciclagem de papel de jornal às 14h30, uma atividade para conhecer as aves que existem em Azeitão às 15 horas e ainda alimentação animal às 16 horas.
A partir das 19 horas, os Cavaquinhos da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense tomam as rédeas do certame para encerrar esta edição da Festa do Manel da Horta. Ainda é possível reservar, de forma gratuita, através do email geral@nulljfreg-azeitao.com, uma visita guiada à Casa-Museu José Maria da Fonseca às 11 horas de dia 28 de maio. As inscrições são limitadas a 20 pessoas e vão estar abertas até às 16 horas de dia 27.