na cidade

Feira de Sant’Iago: 16 dias de festa, 32 concertos e uma roda gigante

O evento arranca este sábado e vai até 4 de agosto. Siga as nossas sugestões e saiba tudo o que pode fazer.
Há muito para fazer. Foto: CMS.

Está mesmo a chegar mais uma grande edição da Feira de Sant’Iago, um dos maiores eventos a sul do País e que marca o verão de todos os setubalenses há mais de quatro séculos. A Feira de Sant’Iago volta ao Parque Sant’Iago, nas Manteigadas este sábado, 20 de julho para 16 dias de festa, que só terminam no dia 4 de agosto, domingo.

O tema principal da edição deste ano é a gastronomia. Ao longo das mais de duas semanas de Feira, há 32 concertos únicos para assistir no Palco Setúbal e cerca de 40 atuações que vão decorrer nos palcos secundários do evento. Há dezenas de showcookings com chefs nacionais e internacionais, as melhores tasquinhas gastronómicas de produtos regionais e muito mais.

Além dos concertos, de entrada livre, os destaques vão para a mostra de gastronomia na tenda institucional do Município de Setúbal, provas de vinhos, exposições de automóveis, um espaço dedicado à tecnologia, com drones e gaming e uma feira de artesanato.

Tal como no ano passado, mantêm-se as diversões habituais para os miúdos, roda gigante, super slide, quinta pedagógica, zona de adoção de animais, picadeiro, pista de BMX, experiências interativas e feira do livro. E ainda um photobooth, onde pode tirar uma fotografia de recordação da cidade. Custa 1€.

Saiba agora tudo o que ver e fazer nesta edição:

Espaço Mascote/Zelvie

À entrada do pavilhão institucional vai estar a simpática mascote do Zé dos Gatos, para que os visitantes possam tirar uma selfie. O boneco, criado pelo artista plástico Zé Nova é uma homenagem ao setubalense José Maria Tavares e é o símbolo da feira.

Concertos

O Palco Setúbal (principal) vai receber 32 concertos de artistas de renome nacional, do pop ao rock, passando pela música popular portuguesa, brasileira, rap e fado. Os artistas, que integram o mega cartaz deste ano são Virgul, Holly Hood, David Fonseca, Bárbara Bandeira, Loosense, Calema, BEATCrew, Ana Malhoa, Paus, Red Lizzard, Ciganos D’Ouro, Sérgio Godinho, Um Corpo Estranho, Anselmo Ralph, Luiz Caracol, Diabo na Cruz, Ricardo Má Sorte, Raquel Tavares, Deolinda Jesus, Toy e João da Ilha, Orelha Negra e Diana Lima, Nilton, Back to Disco e Gabriel, o Pensador.

Rua dos Produtos Regionais

Nesta área, pode degustar as iguarias e bebidas típicas da região de Setúbal. Este ano, os troncos das árvores nessa rua estão decorados com trabalhos em crochet e feltro, feitos pelos participantes da Oficina de Partilha do Projeto Sénior Tradições da Junta de Freguesia de São Sebastião.

Informações úteis e acessos

O recinto funciona de segunda a quinta, das 18 à uma da manhã, sexta-feira, entre as 18 e as duas da manhã, sábado, das 16 às duas da manhã e domingo, das 16 à uma da manhã. Existem quatro entradas na feira. O multibanco encontra-se junto ao pavilhão institucional do município de Setúbal. O balcão de informações está perto da entrada principal e há wi-fi gratuito no recinto.

É permitida a entrada de animais de companhia, desde que tenham açaime ou trela e os donos sejam portadores dos documentos obrigatórios por lei. O serviço de apoio a pessoas, com mobilidade reduzida funciona todos os dias úteis, das 10 às 19 horas. Pode marcar o lugar do veículo de acesso à feira, através do número 910 784 090.

Se preferir também há autocarros da TST, com horários alargados. O bilhete das carreiras 651 (Mercado do Livramento/Parque Sant’Iago) e 652 (Parque Sant’Iago/Varzinha), criadas especialmente para o evento custam 1€. Pode consultar os horários no site da TST.

Todos os anos passam pela Feira de Sant’Iago mais de 400 mil visitantes. Para mais informações sobre o programa, pode ver o site oficial do evento. A cerimónia de abertura da feira está marcada para este sábado, às 20h30, no Parque Sant’Iago, com a presença de Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal. 

tags: acessos, concertos, Feira de Sant’Iago 2019, Parque das Manteigadas, programa