na cidade

Feel4Planet recolheu 11 mil beatas de cigarro em 40 minutos

A ação da Campanha #STBSEMPONTAS aconteceu no passado domingo, dia 17 de março, no Jardim da Beira Mar.
O objetivo é alertar para o problema do lixo urbano. Foto: Feel4Planet.

Sabia que são atiradas para o chão a cada minuto cerca de sete mil beatas de cigarro no nosso País? Os números são preocupantes e devem fazer-nos pensar mas sobretudo agir. No passado domingo, dia 17 de março, decorreu mais uma ação da Campanha #STBSEMPONTAS organizada pela Feel4Planet, que alerta para o problema do lixo nos espaços urbanos.

E os números são verdadeiramente avassaladores: foram precisos apenas 40 minutos para os 45 voluntários recolherem do Jardim da Beira Mar cerca de 11 mil beatas de cigarro, o que equivale a 562 maços de tabaco. No conjunto das 18 ações realizadas até agora foram apanhadas 100 mil pontas de cigarro.

Cada beata demora sete a 12 anos a decompor-se, contém alguns componentes tóxicos e, se for atirada para o mar, pode matar 50% dos seres vivos desse habitat. A Campanha #STBSEMPONTAS é a ação mais conhecida da Feel4Planet, uma organização independente fundada por quatro jovens do distrito de Setúbal. A grande missão do projeto é reduzir o impacto ambiental causado pela produção de resíduos, através de iniciativas de sensibilização.

tags: beatas de cigarro, Campanha #STBSEMPONTAS, Feel4Planet, Jardim da Beira Mar, recolha, voluntários