na cidade

Família de javalis volta a fazer um piquenique no Parque Natural da Arrábida

Os animais foram vistos no domingo, 16 de fevereiro, junto ao parque de estacionamento do Portinho.
Já em 2017, os animais foram avistados nas praias.

Uma família de javalis voltou a aparecer no Parque Natural da Arrábida no domingo, 16 de fevereiro. Os animais foram vistos junto ao parque de estacionamento do Portinho da Arrábida. O momento foi registado pela população em vídeo e fotografias, que já estão a circular nas redes sociais. 

Segundo o “Jornal de Notícias”: “De acordo com Pedro Vieira, presidente do Clube da Arrábida, trata-se de uma família composta por duas fêmeas e três crias que nasceram no final de dezembro e percorrem as praias entre Alpertuche e o Portinho da Arrábida em busca de alimento”. 

A invasão de javalis nas Arrábida começou em 2017. Os animais supreenderam alguns moradores durante o verão quando foram até às praias à procura de alimento, bem como nas bermas da estrada. Nessa altura, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) alertou para os perigos da convivência de javalis com seres humanos,  já que estes se tratam de animais selvagens. 

O ICNF recomendou à população que evitasse um contacto próximo com os animais e sobretudo não lhes desse comida. Apesar de parecerem inofensivos, os javalis fêmeas podem tornar-se bastante agressivas, em situação de ameaça às suas crias.

Veja um dos vídeos publicados no grupo de Facebook Coisas de Setúbal. 

DOMINGO, DIA DE PASSEAR A FAMÍLIA 😜😜

Publicado por Vanda Fonseca em Domingo, 16 de fevereiro de 2020

tags: javalis, Portinho da Arrábida, setúbal, vídeo

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal