Cultura espalhada pela cidade do Sado é algo sempre disponível para cada um. A pagar ou gratuitamente, quer seja aos dias mais aguardados por praticamente todos nós ou durante a semana, a Câmara Municipal de Setúbal apoia uma série de opções, desde a pintura ao cinema. E claro que este fim de semana não é exceção. Como é habitual, a New in Setúbal reuniu vários programas gratuitos para aproveitar com quem mais gosta.
O grande destaque vai para a inauguração da exposição sobre os 40 anos de “Histórias de Mulheres”, série televisiva que deu origem a quatro filmes produzidos por Lauro António para a RTP, na Casa das Imagens. A mostra patente até 6 de abril apresenta alguns dos objetos relacionados com a realização dos filmes, bem como fotografias e documentos sobre cada um. A abertura é às 16 horas.
Os guiões originais, as imagens do genérico, as folhas de sequência utilizadas na rodagem, um cronómetro para cinema, uma lupa de contraste e um lápis branco usado no período de montagem para riscar diretamente na película são alguns dos artigos. Há ainda um filme com testemunhos atuais dos principais atores e equipa técnica da série.
Conheça as outras atividades que pode fazer gratuitamente este fim de semana.
Sexta
21h30 — “Les 2 Alfred”. A obra de Bruno Podalydès é exibida no ciclo Filme Francês do Mês, na Casa da Cultura.
Sábado
10 horas — “Paisagem Urbana e Sentimentos Modelados”. Exposição coletiva de pintura e barro de utentes da Universidade Sénior de Azeitão. Na Biblioteca Municipal, até 24 de fevereiro.
10 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.
10 horas — “Paisagens Marítimas na Fotografia de Américo Ribeiro”. Embarcações tradicionais do rio Sado, regatas, procissões, vistas gerais do rio com a Serra da Arrábida como pano de fundo e da frente ribeirinha citadina, captadas ao longo de sete décadas no século XX pelo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, podem ser vistas nesta exposição, no Forte de Albarquel até 28 de fevereiro.
14 horas — “Cartas de Olinda e Alzira”. Mostra de artes plásticas de Filipa Ferreira e Ricardo Mendes a partir de um texto de Bocage. Na casa Bocage até 4 de março.
14 horas — “Pablo Neruda”. Mostra bibliográfica do ciclo Autor do Mês, na Biblioteca Municipal, até 28 de fevereiro.
14 horas — “O olho que pensa.” Mostra coletiva de desenho e fotografia de utentes da Universidade Sénior de Azeitão, na Biblioteca de Azeitão, patente até 28 de fevereiro.
14 horas — “Symbiosis”. Instalação e pintura de Antonieta Martinho sobre o tema da sustentabilidade no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 19 de março.
14 horas — “Histórias de mulheres”. Exposição documental, fotográfica e de objetos que celebra os 40 anos de “Histórias de Mulheres”, conjunto de quatro filmes realizados por Lauro António. Patente até 6 de abril na Casa das Imagens Lauro António.
15h30 — “O terramoto de 1755 em Setúbal”. Sessão conduzida por Daniel Pires e Álvaro Arranja sobre o livro “Setúbal após o terramoto de 1755”, de Rogério Claro, com as informações paroquiais de 1758, na Casa da Cultura.
16 horas — Inauguração da mostra de artes plásticas de João Rosa, na Casa da Cultura, até 16 de fevereiro.
16 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Inauguração da mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal. Para ver no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.
16 horas — “Afinal quem sou eu”. Apresentação do livro de Adérito Gouveia, na Biblioteca Municipal.
18 horas — “Polaris Vocal Ensemble”. Concerto de apresentação do novo grupo coral português, com direção de Miguel Lourenço, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Domingo
14 horas — “Symbiosis”. Instalação e pintura de Antonieta Martinho sobre o tema da sustentabilidade no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 19 de março.
15 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.
16 horas — Mostra de artes plásticas de João Rosa, na Casa da Cultura, até 16 de fevereiro.
Caso queira dedicar-se à cozinha carregue na galeria para conhecer algumas sugestões de sobremesas fáceis de preparar.