na cidade

EXIB Música: artista uruguaio pinta mural na Avenida Luísa Todi

Juan Carlos Barretto vai desenvolver o trabalho de street art nos dias 13, 14 e 15 de junho.
O mural vai chamar-se “9500 quilómetros a sul“.

A 5ª edição do EXIB Música Setúbal 2019 (Expo Ibero-Americana de Música) acontece já nos próximos dias 13, 14 e 15 de junho. Há 21 concertos gratuitos em vários palcos da cidade, com a participação de cerca de 100 músicos de mais de 30 países diferentes.

Este ano, a street art junta-se à música ao longo dos três dias de um dos maiores festivais internacionais de música ibero-americana. Juan Carlos Barretto, natural do Uruguai vai pintar um mural no centro da Avenida Luísa Todi. Além da localização, o tema do trabalho de street art também já é conhecido. Vai chamar-se “9500 quilómetros a sul“ por ser a distância que separa San José de Mayo, Uruguai (terra-natal do artista) da cidade de Setúbal.  

Juan Carlos Barretto inspira-se nas mesas dos cafés e bares das suas cidades, onde nasceram os pássaros que desenha em guardanapos (servilletas de café) e que irão “ganhar vida“ e “pintar a música” no mural da Avenida Luísa Todi. 

O uruguaio é considerado um dos artistas plásticos mais urbanos da sua geração. Gestor cultural, publicitário e desenhador gráfico é formado pela Escuela de Artes Pedro Figari y ORT (Mtvdo/Uruguay) e pós-graduado em Gestão Cultural, Património e Turismo Sustentável (Fundación Ortega y Gasset — BsAs/Argentina).

Já ganhou vários prémios, com destaque para as distinções atribuídas em salões de artistas plásticos do interior e a medalha de ouro do Salón Nacional de Grabados Fundación Lolita Rubial. Os seus murais estão ainda expostos em centros culturais públicos e privados, no Uruguai e Chile.

tags: “9500 quilómetros a sul“, Avenida Luísa Todi, EXIB Música Setúbal 2019, Juan Carlos Barreto, mural, street art