na cidade

Exército vai limpar a Serra da Arrábida

O acordo entre a autarquia e o Regime de Engenharia n.º 1 do Exército vai melhorar os caminhos do Parque Natural e prevenir os incêndios.

O acordo foi assinado esta quarta-feira.

O Exército vai passar a ser responsável pela limpeza da Serra da Arrábida. A decisão foi comunicada na sessão pública desta quarta-feira, 28 de novembro, da Câmara Municipal de Setúbal, onde foi aprovado um protocolo entre a autarquia e o Regime de Engenharia n.º 1 do Exército para a melhoria dos trilhos do Parque Natural da Arrábida.

Limpeza, abertura e correção dos caminhos de acesso às viaturas sobretudo da Proteção Civil são algumas das ações previstas no acordo. Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo da colaboração é “a defesa da floresta contra os incêndios, através de medidas de prevenção estrutural”.

Entre outras obrigações, o exército deve disponibilizar equipamento militar adequado e um grupo de trabalho composto por um sargento e quatro praças. Já a Câmara Municipal compromete-se a assegurar a coordenação dos trabalhos, fazendo a ligação com os donos das propriedades privadas inseridas nas zonas de intervenção.

tags: acordo, Câmara Municipal de Setúbal, caminhos, incêndios, limpeza das florestas, Parque Natural da Arrábida, Regime de Engenharia n.º 1 do Exército, sessão pública