A Estrada Nacional 10, uma das entradas de Setúbal para quem vem de Azeitão, está muito mais bonita e colorida. Nas paredes, foi pintado um novo mural de arte urbana, no âmbito de um projeto de requalificação da Câmara Municipal de Setúbal.
As obras foram criadas por Ivo Santos, conhecido por Smile, que já deu novas cores a várias zonas da cidade. As imagens são inspiradas no património histórico e cultural setubalense, desde as conservas de peixe a elementos da Serra da Arrábida e do rio Sado.
Uma gaivota, uma raposa, anzóis, cordas de pesca, sardinhas e chocos, acompanhados da frase “o peixe mesmo na rede do pescador ainda carrega o cheiro do mar”, compõem o novo mural de 300 metros de comprimento.
“O objetivo foi retratar o rio e a serra, com a representação de várias espécies de animais, além de fazer uma homenagem aos pescadores”, explicou o artista numa publicação do município de Setúbal.

Ivo Santos nasceu em Odivelas, Lisboa, e começou a pintar em 1999. À New in Setúbal explicou que o nome artístico Smile é inspirado num autocolante de um boneco em graffiti, que Ivo viu numa edição da revista Super Pop.
O artista pintou pela primeira vez em Setúbal, em 2012, no programa municipal Setúbal Mais Bonita, junto às docas na Avenida José Mourinho. A partir daí nunca mais parou e a sua marca está espalhada por toda a cidade, em locais como os famosos Tunéis da Figueirinha, Parque de Vanicelos, bairro da Bela Vista, Casa da Baía, Casa do Largo — Pousada da Juventude, EcoParque do Outão, entre outros.

Além das pinturas, a requalificação da entrada da Estrada Nacional, da responsabilidade da autarquia inclui a criação de uma nova paragem de autocarro e a iluminação dos muros e da vegetação.
Uma estrutura com a palavra Setúbal, instalada anteriormente no recinto da Feira de Sant’Iago, uma embarcação oferecida pela Associação Setúbal Pesca e as âncoras que estavam junto aos Paços do Concelho e Casa da Baía também fazem parte da nova decoração da Estrada Nacional 10. O mural de Smile vai ser inaugurado oficialmente a 15 de setembro, terça-feira, no âmbito das celebrações do Dia do Bocage e da Cidade.