na cidade

Este sábado há um mega evento no bairro de Troino — e a entrada é livre

A iniciativa "Troino ao Léu" vai juntar música, teatro de rua e cultura urbana. Saiba o que pode encontrar.
Vai ser uma animação.

O bairro de Troino, em Setúbal, é uma das zonas mais históricas da cidade. Era lá que vivia a maioria das trabalhadoras da indústria conserveira e também os pescadores. Porém, nos últimos anos, o bairro tem-se degradado na sequência do fecho de algumas lojas, que deixaram os edifícios ao abandono.

Com o objetivo de revitalizar esta zona da cidade e apostar na tradição nasceu a Associação Bairro Cool, um projeto-piloto inédito de economia circular e eco-friendly. A associação sem fins lucrativos foi apresentada em maio deste ano e, desde o lançamento oficial, que já organizou várias iniciativas como as Happy Friday’s, ações de limpeza do bairro, os Santos Populares, entre outras. 

A próxima atividade do “Troino ao Léu” está marcada para este sábado, 25 de setembro, entre as 10h30 e as 21 horas. Basicamente o evento consiste numa mostra de rua, que vai dar a conhecer os vários negócios desenvolvidos ligados às áreas da gastronomia, indústria conserveira, arte urbana e local e artes plásticas.

Os visitantes vão poder conhecer, por exemplo, o trabalho dos sapateiros e merceneiros, entre muitos outros. Durante a iniciativa, a Associação Bairro Cool pretende mostrar quais são os estabelecimentos aderentes da Associação e as vantagens de se tornar associado, bem como atrair novos comerciantes para terem o seu espaço no bairro. Uma vez que o evento se vai realizar na via pública, as ruas Fran Paxeco, João Eloy do Amaral e António Maria Eusébio estão encerradas ao trânsito automóvel este sábado.

O “Troino ao Léu” é uma iniciativa conjunta da Associação Bairro Cool, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e União de Freguesias de Setúbal. A participação em todas as atividades é gratuita. Para acompanhar todas as novidades da Associação Bairro Cool pode consultar o site e as páginas de Facebook e Instagram do projeto.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA