na cidade

Este domingo há uma ação de sensibilização e limpeza no estuário do Sado

A campanha Mariscar SEM Lixo decorre no cais palafítico da Carrasqueira. Pode inscrever-se como voluntário.
O objetivo é retirar as redes do fundo do cais.

É já este domingo, 1 de março, que pode ajudar a deixar as margens do estuário do Sado mais limpas. A campanha Mariscar SEM Lixo, organizada pela cooperativa de proteção marinha Ocean Alive, está de volta com mais uma grande ação de limpeza e sensibilização no Porto da Carrasqueira.

O objetivo é retirar as redes de pesca abandonadas no fundo do cais palafítico da Carrasqueira, lavá-las e separar o chumbo. As redes serão encaminhadas para reciclagem ou reaproveitamento. A ação é dirigida sobretudo às pessoas da comunidade piscatória da Carrasqueira, Possanco e Comporta. Mas também se pode inscrever como voluntário até esta quinta-feira, 27 de fevereiro, às 12 horas.

A inscrição é gratuita. Porém, é obrigatório preencher um formulário disponível online. Atenção que o número de participantes é limitado. Pode levar os miúdos, já que há várias tarefas indicadas para famílias. O almoço é oferecido até 100 participantes, que devem levar uma colher, copo e tigela. A concentração está prevista para as 9h10 em Setúbal; ou 10 horas na Carrasqueira. O almoço será entre as 14 e as 15h30.

Os participantes devem levar calçado confortável, chapéu e protetor, muda de roupa, agasalho/corta-vento, água e lanche. A organização fornece as luvas, sacos para recolha dos resíduos, facas para cortar as redes, tesouras para retirar o chumbo, T-shirts, transporte de autocarro e de ferry boat para um máximo de 50 participantes, almoço para 100 participantes e um seguro de acidentes pessoais para grupo.

Para saber mas informações sobre esta ação, pode enviar um email para inscricoes@nullocean-alive.org. A campanha tem como parceiros a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Junta de Freguesia da Comporta, Reserva Natural do Estuário do Sado, Auchan, Atlantic Ferries, Comporta Vilage, Docapesca, Gardena e Herdade da Comporta.

A Ocean Alive é a primeira cooperativa portuguesa dedicada à proteção do oceano. A principal ação é a campanha Mariscar SEM Lixo, que procura sensibilizar os mariscadores do lingueirão a não deixar as embalagens de sal fino nas praias.

tags: ação de limpeza, Carrasqueira, estuário do sado, Ocean Alive, sensibilização, voluntários

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal