na cidade

Este domingo há Festa do Novo Círio da Arrábida

A concentração dos barcos engalados vai da Doca dos Pescadores até ao Portinho da Arrábida.
O desfile fluvial começa às 8 horas.

A festa mais tradicional da comunidade piscatória setubalense está de volta. O ponto alto do programa das Festas deste do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida é o círio marítimo das embarcações engalanadas. A procissão está marcada para este domingo, 14 de julho, desde a Doca dos Pescadores até ao Portinho da Arrábida. A partida é às 8 horas. 

O desfile fluvial vai passar pelo Nicho de Nossa Senhora do Cais e Hospital do Outão. Os pescadores interessados em participar na procissão, devem inscrever-se na União das Freguesias de Setúbal, através do número 265 546 414.

O cortejo marítimo de regresso a Setúbal, com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida está previsto para as 16h30 de domingo. As festividades terminam com uma procissão até à Igreja da Anunciada. Além do círio há ainda concentrações junto ao Largo da Palmeira, na Fonte Nova, às 9 horas. Os grupos seguem depois de autocarro para o Convento da Arrábida, onde irá decorrer uma romagem penitencial à Ermida do Sr. dos Aflitos, seguida de missa, ao meio-dia, procissão e almoço-convívio.

Até quinta-feira, 11 de julho, o programa inclui um tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, com missa e recitação de Ofício de Véspera, na Igreja da Anunciada. No dia 12, sexta-feira, a partir das 18h30, decorre na mesma igreja uma missa de sufrágio pelos marítimos falecidos.

Para 13 de julho, sábado, está marcado novo cortejo automóvel, com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida, da Igreja da Anunciada até ao Convento da Arrábida, com almoço e recitação do terço. As Festas do Novo Círio Marítimo de Nossa Senhora da Arrábida, organizadas por uma comissão de festas contam com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fundação Oriente, PSP, GNR, Casa Ermelinda Freitas, José Maria da Fonseca e Pastelaria Abrantes.

tags: barcos engalanados, comunidade piscatória, desfile fluvial, doca dos pescadores, Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, Portinho da Arrábida