“Para mim, a imagem é uma forma de contar histórias sem palavras.” É assim que Katerina Shevchenko descreve a paixão que partilha pela área de vídeo e fotografia. A criadora de conteúdos digitais mudou-se para a cidade há cerca de três anos com o marido, Anton, e os seus dois filhos logo após a invasão russa na Ucrânia. O casal procurava um estilo de vido tranquilo e longe da guerra — e não podia ter escolhido um lugar melhor do que o nosso concelho.
Além da criação de conteúdos, Katerina trabalha com desenvolvimento de redes sociais e produção de vídeos para plataformas digitais. Foi assim que há cerca de um ano, decidiu arrancar com um novo projeto com o marido: a Vibe de Setúbal, uma página de Instagram onde partilha vídeos e fotografias do concelho. Anton, 38, é piloto certificado de drones e o casal viu uma oportunidade de mostrar os melhores sítios do paraíso onde escolheu viver.
“A ideia surgiu de forma natural”, começa por contar à NiS Katerina. “Já fotografava e filmava Setúbal com frequência e senti vontade de partilhar essa beleza com mais pessoas, não só com a minha família e amigos. Eu já fazia vídeos para o meu Instagram pessoal — sempre gostei de captar momentos e emoções.”
Enquanto Anton é responsável por gravar as imagens aéreas com o drone, Katerina dedica-se às gravações com o telemóvel, à edição e à publicação dos vídeos no Instagram. O primeiro sítio filmado pelo casal foi o Castelo de Palmela, que se assumiu como uma verdadeira aventura. “Foi também o primeiro voo e foi bastante emocionante”, recorda. “O drone perdeu a ligação com o comando, mas rapidamente estabilizou e regressou sozinho ao ponto de partida.”
Desde então, Katerine e Anton já apanharam outros sustos durante as filmagens. “Tivemos outro momento tenso ao gravar um videoclipe com um casal de mota”, partilha. “O drone tocou nas árvores, mas felizmente estabilizou-se a tempo e não houve danos.”
View this post on Instagram
O casal já gravou na Baixa da cidade, no Convento de Jesus, na Doca dos Pescadores, na Praça de Bocage, nos vários parques da cidade e praias da Arrábida. “Escolho os lugares com base na inspiração. Pode ser uma luz bonita, uma emoção do momento, ou algo inesperado que me chama a atenção”, explica. “São sítios que me fazem apaixonar à primeira vista.”
A mudança para Portugal aconteceu em 2022 e o casal apaixonou-se perdidamente pela cidade. “Devido à situação no nosso país, tivemos de partir e Setúbal tornou-se o nosso segundo lar”, partilha. “Fomos recebidos com muito carinho, especialmente na escola local onde os nossos filhos foram muito bem acolhidos. Hoje em dia, já falam português com naturalidade e sentem-se felizes e integrados neste novo ambiente. Somos profundamente gratos por todo o apoio da comunidade.”
Para a ucraniana, é difícil escolher o que mais gosta por cá, mas no topo da lista está a natureza, o clima e os setubalenses. “As pessoas são generosas, acolhedoras e sempre dispostas a ajudar”, frisa. “Acima de tudo, Setúbal é simplesmente muito bonito. Uma beleza que se sente em cada canto e em cada gesto”, conclui.
De seguida, carregue na galeria para ver algumas fotografias tiradas pelo casal por Setúbal.