na cidade

Estão a chegar as Jornadas de Ambiente de Setúbal

O programa inclui um ciclo de conferências focado na fauna e flora da região.
Será um mês dedicado a este tema.

Estamos num momento em que o destino do planeta depende das nossas ações. Muitas vezes, uma boa atitude desencadeia outra e, neste ciclo de união, caminhamos para um futuro melhor. Também as autarquias e as medidas implementadas têm um papel fundamental no desenvolvimento dos concelhos. No âmbito da área do ambiente e da sustentabilidade surgem as Jornadas de Ambiente de Setúbal, que ao longo do mês de junho vão trazer várias atividades, além de um ciclo de conferências.

A iniciativa arranca a 5 de junho — Dia Mundial do Ambiente — e aqui serão apresentadas “as linhas gerais da Estratégia de Ambiente do Município de Setúbal, discutidas por uma comissão científica com investigadores académicos com trabalho na área da sustentabilidade ambiental”, informa o município. O Cinema Charlot — Auditório Municipal será palco, das 14h30 às 17h30, da primeira conferência, com o mote da Estratégia de Ambiente do Município de Setúbal e que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

“O programa deste primeiro encontro conta ainda com alocuções subordinadas aos temas “Ordenamento do Território e Mobilidade”, “Água e Resíduos”, “Património Natural” e “Estratégia de Educação Ambiental”, a par de uma mesa-redonda para debate e análise das matérias apresentadas”, diz a edilidade.

No dia 16 de junho, sexta-feira, realiza-se a segunda conferência, entre as 9h30 e o meio-dia, no Auditório Nobre do Instituto Politécnico de Setúbal, com foco “na biodiversidade e património natural, com a apresentação de planos de monitorização das pradarias e projetos de conservação da natureza desenvolvidos no território”. Pode ainda contar com debate acerca da “Biodiversidade no IPS”, “Plano de Monitorização das Pradarias Marinhas”, “Projeto LIFE LxAquila”, “Plano de Monitorização do Roaz-Corvineiro”, “Monitorização de Ostras na Reserva Natural do Estuário do Sado” e “Classificação da Brecha da Arrábida como Heritage Stone”.

“Farm to Fork | Circuitos Curtos Alimentares” será o encontro que encerra este ciclo, dia 22 de junho, entre as 14h30 e as 18 horas, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense. Serão abordados temas e apresentados projetos, como o “Projeto CLAIRE”, “Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa”, “Oportunidades de Financiamento”, “Projeto The PLACE (K-Evolution)” e “Modernização das atividades tradicionais e dos produtos endógenos na Península de Setúbal”. Para participar neste ciclo de conferências vai precisar apenas de se inscrever através do preenchimento do formulário online, sendo que a participação é gratuita.

O programa é alargado a outras iniciativas, como por exemplo a exposição “Biodiversidade no IPS”, com fotografias de José Sousa e Diogo Oliveira, patente até 11 de junho na Casa da Baía ou a Mostra de Tradições Marítimas, de 31 de maio a 17 de junho, no Parque Urbano de Albarquel, evento da Semana do Mar e do Pescador, com organização da União das Freguesias de Setúbal.

As Jornadas do Ambiente de Setúbal integram ainda o “Há Festa no Parque”, a 3 e 4 de junho, que assinala o final do ano letivo e o Dia Mundial da Criança, a par da quinta edição do certame dedicado à sustentabilidade, bem-estar e empregabilidade, “Feira ECOol”, a 17 de junho. As duas iniciativas decorrem no Jardim do Bonfim.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA