na cidade

Esta semana a temperatura vai chegar aos 43 graus

Risco de radiação UV será muito elevado, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Esta semana ninguém se vai poder queixar do vento ou dos dias nublados. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nos próximos dias a temperatura vai subir mesmo muito, com os termómetros a registarem temperaturas acima dos 40º em vários pontos do País.

De acordo com o IPMA, Setúbal vai ser um dos locais mais quentes de Portugal e é esperado que as temperaturas se mantenham muito acima dos 30º durante, pelo menos, uma semana. Quinta-feira, 2 de agosto, será o dia mais quente desta semana, com uma máxima esperada a rondar os 43º. Igualmente quentes vão ser os dias seguintes: 40º na sexta-feira, 37º no sábado e 36º no domingo.

O que também estar muito elevado por estes dias é o índice de radiação UV. O IPMA colocou a Península de Setúbal em alerta laranja devido aos raios UV até quinta-feira e recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, T-shirt, guarda-sol e protector solar, e desaconselhada a exposição ao sol.

Além de Setúbal vários concelhos no alentejo vão registar temperaturas extremas. Em Reguengos de Monsaraz, Mourão, Moura e Serpa, são esperadas temperaturas entre os 44º e os 45º.  Évora será a capital de distrito mais quente do País, com 44º. Para saber mais informações sobre esta vaga da calor, consulte o site do IPMA.

tags: alerta, Calor, ipma, verão