na cidade

Está quase a chegar um workshop que o vai ensinar a cuidar do seu pet

A sessão, integrada nas comemorações do Dia Mundial do Animal, está marcada para 18 de outubro, na Casa da Baía.
Já se pode inscrever.

O Dia Mundial do Animal foi assinalado no passado dia 4 de outubro, sexta-feira. A Câmara Municipal de Setúbal junta-se às comemorações, através da organização de uma campanha permanente de adoção responsável e um workshop, marcado para 18 de outubro, sexta-feira.

“Animais e(m) Municípios — Cuidar dos animais, cuidar de quem deles cuida” vai reunir vários profissionais com atividades no setor, como médicos veterinários, advogados e agentes de autoridade. O workshop decorre no auditório da Casa da Baía e tem como objetivo a partilha de conhecimento sobre o bem-estar animal e informar os munícipes sobre formas de atuação perante situações de maus tratos a animais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, através do mail geral@nullondaid.or, do ONDAID — Observatório Nacional para a Defesa dos Animais e Interesses Difusos, que organiza o evento em parceria com o município de Setúbal, o Programa de Apoio e Recuperação Animal da Guarda Nacional Republicana e a Miau Magazine.

O encontro arranca às 10 horas, com um módulo moderado pelo diretor da Miau Magazine, António Delgado, intervenções da médica veterinária municipal, Ana Leonardo e do responsável pelo Gabinete Médico Veterinário de Sintra, Alberto Garcia. Segue-se um painel moderado pela advogada e presidente do ONDAID, Sandra Horta e Silva, com participações do diretor do Departamento de Ambiente e Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, Alexandre Freire e da médica veterinária fundadora do serviço fúnebre para animais Holly Pet, Carolina Rebelo.

Mais tarde, às 14h30, o programa inclui intervenções do chefe de secção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente do Comando Territorial da GNR de Setúbal, tenente-coronel José Vieira, da advogada Sónia Cristóvão e da médica veterinária municipal Cátia Simões.

A sessão encerra com o debate “Setúbal e o Bem-Estar Animal”. Esta iniciativa é o exemplo de uma das ações, que a autarquia setubalense tem vindo a desenvolver para a promoção de uma política de bem-estar animal, através de campanhas de sensibilização, com a participação de técnicos municipais e voluntários.

A Câmara Municipal de Setúbal assume a preocupação com o bem-estar animal, de forma contínua e permanente, através do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) e da campanha de adoção responsável “Leva-me contigo. Estou à tua espera”.

Por cada animal adotado no CROAC, o município oferece a colocação do microchip, a vacina da raiva, a esterilização e o boletim sanitário. Os interessados em visitar os animais disponíveis para adoção responsável podem contactar diretamente o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, através do mail sembea@nullmun-setubal.pt ou ligar para o número 265 729 360. O espaço funciona no Parque Municipal de Poçoilos todos os dias úteis, entre as 7h30 e as 16 horas, ou após este horário mediante marcação. 

tags: adoção responsável, bem-estar animal, Câmara Municipal de Setúbal, CROAC), Dia Mundial do Animal