na cidade

Esta nova empresa de autocaravanas transforma as suas viagens em memórias

A Yawa Vans quer que viagens sejam experiências e tem extras como pranchas de surf, de paddle e churrascos.
É todo um estilo de vida.

Já era uma tendência crescente nos últimos tempos; e a pandemia veio claramente dar, neste ano onde tudo parece contrariar o turismo, ironicamente um grande empurrão. Os números não mentem: os portugueses querem ir de férias e nos seus planos há uma hipótese que ganha cada vez mais força, uma viagem de autocaravana. 

Como a NiT já noticiou, com o novo coronavírus ainda à espreita, muitos preferem evitar resorts e hotéis movimentados. Ao lado das casas privadas, muitos procuram uma alternativa sobre rodas. É precisamente isso que indica um estudo recente do portal OLX, no qual a palavra entrou rapidamente para o top das mais pesquisadas — e que vem reforçar a preferência que outras pesquisas já davam a conhecer.

De acordo com números divulgados pela plataforma de compras e vendas online, o desconfinamento trouxe um aumento de mais de 55 por cento na pesquisa por autocaravanas, relativamente a abril.

Num ano particularmente exigente em termos de segurança, surgiu uma nova empresa portuguesa de autocaravanas no mercado: a Yawa Vans é recém-estreada, e apresenta-se como uma solução que permite às famílias desfrutarem de momentos de lazer e aventura, mantendo o distanciamento social que se impõe.

Com ou sem pandemia, nesta empresa como em todo este mundo das autocaravanas, o que se pretende e promove é todo um novo estilo de vida e de viagens: mais divertido e aventureiro, mais de improviso e liberdade e até mais sustentável.

Ao todo, são quatro autocaravanas as atualmente disponíveis, completamente equipadas com fogão, frigorífico, duas camas, uma casa de banho com duche quente, tomadas USB e tudo o que é indispensável para umas férias de sonho.

A preocupação com a sustentabilidade está sempre presente e, por isso, todas as autocaravanas contam com um painel solar, utensílios de cozinha produzidos em bambu, papel higiénico reciclado e os detergentes disponibilizados a bordo são biodegradáveis.

A empresa é composta por três pessoas e nasceu quando dois amigos, ambos produtores de audiovisuais, descobriram partilhar um sonho. Pedro Rosa e Alexandre Correia ambos com 37 anos, tiveram no ano passado a ideia de que uma viagem não tem de ser apenas uma viagem mas sim uma experiência memorável.

Assim, no final de 2019, começaram o lançamento desta marca que se destina não apenas a alugar autocaravanas mas a proporcionar experiências memórias de tempos bem passados. “Não nos limitamos a alugar autocaravanas, mas igualmente disponibilizamos uma extensa lista de extras como pranchas de surf, kits de paddle, churrascos, etc., com vista a providenciar a experiência mais confortável e inolvidável possível”, explica à NiT João Castanho — o terceiro elemento do grupo, que se juntou à empresa em março, já em plena pandemia.

Os interiores.

E acrescenta que esta é, na verdade, mais um motivo para experimentar: “Se, numa altura pré-Covid, a Yawa deu a hipótese aos seus clientes de conhecerem os encantos de Portugal, com os quais muitas vezes nem os próprios portugueses estão familiarizados, neste contexto em que estamos gradualmente a voltar à normalidade, com férias à porta, fronteiras abertas e em que se tenta estimular o mercado interno, o aluguer de uma caravana para umas férias diferentes, é uma boa ideia”, reitera.

Até porque pode ir com a caravana onde o instinto, ou a imaginação o levar: “pode aceder a lugares remotos e fugir ao turismo de massas, onde há poucas ou nenhumas pessoas”, explica-nos o responsável.

A marca diz apostar totalmente na segurança sendo aderente ao selo Clean & Safe do Turismo de Portugal, que comprova as boas práticas implementadas pela empresa nesta matéria. Assim, antes de chegarem às mãos dos clientes, todas as caravanas passam por um processo de limpeza e desinfeção e contam, no seu interior, com um kit de desinfeção que acompanhará os viajantes ao longo da sua exploração.

Quanto ao funcionamento, é só seguir o site, mas é muito simples: “apesar da nossa sede se encontrar em Lisboa e de, por defeito, as entregas e recolhas serem lá feitas, é sempre possível combinar entregas e recolhas fora da loja (Aeroporto, Faro, Porto, Espanha)”. Os preços começam a partir dos 69€ por dia, existindo sempre um desconto de 10% para viagens com sete ou mais dias.

tags: autocaravanas, empresa, memórias, Portugal, viagens, Yawa Vans

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal