na cidade

Está marcada mais uma ação de limpeza do Estuário do Sado

A 4.ª edição da campanha Mariscar SEM Lixo é no próximo dia 19 de abril, sexta-feira. Já se pode inscrever.
Todos podemos ajudar.

É já no próximo dia 19 de abril, sexta-feira, que vai poder ajudar a deixar as praias do Estuário do Sado mais limpas e livres das embalagens de plástico. A campanha Mariscar SEM Lixo, organizada pela cooperativa de proteção marinha Ocean Alive está de volta para mais uma mega ação de limpeza.

O objetivo desta 4.ª edição é atuar em nove locais de mariscagem com equipas de voluntários nos baixios do Estuário do Sado. Cada elemento do grupo tem como missão sensibilizar os mariscadores de lingueirão a não deixar nos areais as embalagens plásticas de sal. 

Se quiser juntar-se a esta causa como voluntário tem até às 20 horas do dia 17 de abril, quarta-feira para fazê-lo através do mail inscricoes@nullocean-alive.org e do preenchimento do formulário de inscrição. 

O ano passado participaram nove equipas compostas por 74 voluntários. No total foram sensibilizados 644 mariscadores e recolhidas mais de uma tonelada de resíduos, cerca de 3600 embalagens de sal, sendo que 338 quilos foram encaminhados para reciclagem.

A ação decorre na Sexta-feira Santa, dia em que tradicionalmente as famílias da comunidade piscatória costeira se reúnem para mariscar. Nesta data, que marca também o terceiro aniversário da campanha chegam a juntar-se mais de 1000 mariscadores da região. O evento é organizado pela Ocean Alive, em parceria com o Oceanário de Lisboa, Fundação Oceano Azul e outras entidades locais.

Anualmente, a Mariscar SEM Lixo conta com a ajuda de cerca de 3400 voluntários, mais de 35 entidades e empresas locais e sobretudo com as ações de sensibilização das 15 mulheres da comunidade piscatória, as chamadas “Guardiãs do Mar”.

Recorde-se que o projeto das “Guardiãs do Mar”, desenvolvido pela bióloga marinha Raquel Gaspar ganhou recentemente uma bolsa da National Geographic para financiar a defesa e monotorização das pradarias marinhas do Sado.

tags: campanha, estuário do sado, inscrições, Mariscar SEM Lixo, Ocean Alive, setúbal, voluntários