na cidade

Está de volta o programa de voluntariado jovem que quer deixar a cidade mais verde

A segunda edição do Consciente(mente)! decorre de 5 e 9 de julho. Conheça todos os pormenores.
Todos podem ajudar.

Deixar as cidades mais limpas é um dos objetivos de todas as autarquias e também da população. Nos últimos anos, têm surgido várias associações de proteção do meio ambiente, que organizam ações de sensibilização e programas de voluntariado jovem, como é o caso do “Consciente(mente)!”.

A segunda edição da iniciativa, desenvolvida pela Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal ao abrigo do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e Juventude, decorre entre os dias 5 e 9 de julho. Mais uma vez, jovens dos 18 aos 30 anos são desafiados a participar em várias atividades em cinco freguesias do concelho. 

Os voluntários vão criar canteiros para promover a presença de polinizadores, fazer casas para pássaros, construir hotéis para insetos, realizar limpezas, fazer esculturas com o lixo recolhido e aplicar questionários em zonas ribeirinhas para a sensibilização de comerciantes e pescadores para questões ambientais.

O projeto, com o apoio das cinco juntas de freguesia do concelho de Setúbal, garante aos participantes uma bolsa diária de 12€, lanche, seguro e certificado de participação.

As atividades desenvolvem-se, em julho, de 5 a 9 na freguesia do Sado, de 12 a 16 na União das Freguesias de Setúbal, de 19 a 23 em Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, de 26 a 30 no território de São Sebastião e, em agosto, entre os dias 2 e 6, em Azeitão.

As inscrições são gratuitas, mas é obrigatório a inscrição online. Para isso, deve pedir o link para o email dijuve@nullmun-setubal.pt. Além do “Consciente(mente)!”, a Divisão de Juventude tem previstas outras atividades para o mês de julho. O programa completo está disponível na página de Facebook da Divisão. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA