Ângela Miranda Penedo começou a pintar quando ainda era miúda. Já expôs as suas obras em várias galerias de arte internacionais depois de ter corrido o mundo em missões humanitárias. Desde terça-feira, 7 de de fevereiro, que a artista setubalense está a executar o mural “O Pomar” no Mercado da Conceição, um espaço de comércio tradicional que está a ganhar nova vida no âmbito de uma iniciativa que junta a Associação Bairro Cool e a Câmara Municipal de Setúbal.
A conclusão da obra está prevista para o dia 26 deste mês e até lá os utentes daquele equipamento municipal podem visitar o mercado e acompanhar a execução ao vivo do processo criativo deste mural tão especial para a cidade. Esta iniciativa assinala o arranque da renovação deste espaço, com um novo conceito que alia a tradição à inovação.
O vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, sublinhou em comunicado que o Mercado da Conceição “é um espaço de referência na cidade de Setúbal, o qual faz parte do imaginário da maioria dos seus cidadãos que, de alguma forma, têm ali alguma memória relacionada.” Neste âmbito, reforçou o autarca, foi decidido “apresentar uma nova forma de viver o Mercado, pelo que um dos primeiros passos foi a criação deste mural, pensado e pintado por Ângela Miranda Penedo, uma artista local com um traço que consideramos identificar-se com o lugar.”
O desafio, adianta, foi feito em conjunto com a Associação Bairro Cool. “É uma grande honra para nós esta parceria, que se traduz numa forma de revitalizar a cidade com um talento da casa, e, por isso, estão todos convidados a fazer parte da inauguração oficial prevista para o início de março, acompanhando o processo criativo do mural O Pomar.”
A artista setubalense Ângela Miranda Penedo revela: “É um orgulho poder criar uma obra para o Mercado da Conceição, onde tenho muito boas lembranças de infância e onde a minha tia-avó, que era peixeira, trabalhou grande parte da sua vida”, acrescentando: “Pensei em dar alguma harmonia e frescura ao Mercado da Conceição e oferecer um mural alegre, onde as pessoas possam tirar fotografias e sorrir. Foi a minha intenção ao criá-lo.”
Mais do que um equipamento, onde o produtor é rei, o Mercado da Conceição tem um novo conceito, que passa por aliar os produtos mais frescos, à gastronomia local e a uma agenda cultural e musical mensal, que apela ao convívio, à partilha e eleva o paladar. Neste mercado da cidade, pode encontrar fruta, flores e pão quente acabadinho de fazer, de produtores e comerciantes que contam a história deste mercado há já três gerações, assim como as melhores ostras, o melhor vinho da região e as melhores conservas.
Esta renovação do espaço comercial setubalense arranca agora em soft opening, mas com várias novidades para as próximas semanas. Neste momento, o Mercado da Conceição está a funcionar de terça-feira a domingo, sempre das 7 às 15 horas.