na cidade

Está a chegar o XIV Grande Prémio da Arrábida — e as inscrições estão abertas

A competição de atletismo, entre Setúbal e Palmela é a 24 de novembro, domingo.
As incrições terminam a 18 de novembro. Foto: CMS.

Já há data para o XIV Grande Prémio da Arrábida. A competição de atletismo, com um percurso de 12 mil e 50 metros decorre no próximo dia 24 de novembro, domingo, entre Setúbal e Palmela. A prova, organizada pela Associação de Atletismo Lebres do Sado, em parceria com várias entidades, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal, é aberta a atletas maiores de idade, masculinos e femininos, federados ou não, dos escalões de júniores, seniores e veteranos.

O percurso começa às 10 horas, com passagem pelos bairros do Liceu e das Amoreiras e regresso a Setúbal pela Baixa de Palmela e Jardim de Vanicelos, desenvolve-se num misto de alcatrão e terra batida, com aproximadamente dois quilómetros de subida e o restante em descida e plano horizontal.

A prova tem a particularidade técnica de, no primeiro quilómetro, ser percorrida em pelotão, com os atletas guiados por duas “lebres”, que percorrem a distância em ritmo de treino. Nenhum atleta pode ultrapassá-las, sob pena de ser desclassificado e só após o afastamento das mesmas, é autorizado que cada um imprima o seu próprio andamento. Outra característica da corrida é o abastecimento dos participantes com moscatel da região, na chegada aos nove quilómetros e abastecimentos de água aos quatro e oito quilómetros.

O Grande Prémio da Arrábida conta ainda com uma prova aberta não classificativa para maiores de seis anos, com uma distância de 7 mil metros e início à mesma hora da prova geral, sendo que há a possibilidade de beber líquidos ao quarto quilómetro. 

A participação na prova geral, de 12 e 500 metros custa 17€, até dia 18 de novembro, segunda-feira, ou antes, caso seja atingido o número limite de 800 participantes. As inscrições podem ser feitas, no site da WeRun e pagas, através de referência multibanco. O processo de inscrição para a prova de 7 mil metros é feito através do email lebresdosado.inscricoes@nullgmail.com, com indicação do nome, clube ou individual, data de nascimento e o tamanho de camisola de cada elemento participante.

A participação na prova de 7 mil metros custa 12€ para as inscrições realizadas até dia 18 de novembro, segunda-feira. O valor inclui uma T-shirt técnica, uma garrafa de moscatel e seguro desportivo para os participantes inscritos, um abastecimento para a prova de sete quilómetros e, na distância maior, dois abastecimentos líquidos e outro moscatel da região.

Os kits de participante podem ser levantados no secretariado da prova, que funciona na Associação de Ténis de Setúbal, no Jardim de Vanicelos, no dia 23 de novembro, sábado, das 16 às 19 horas, e, no próprio dia da competição, das 8h15 às 9h45. Para saber mais informações sobre o XIV Grande Prémio da Arrábida, pode ver os sites da WeRun, Associação de Atletismo Lebres do Sado ou ligar para o número 919 753 745.

tags: Associação de Atletismo Lebres do Sado, Câmara Municipal de Setúbal, inscrições, palmela, prova de atletismo, setúbal, XIV Grande Prémio da Arrábida