na cidade

Está a chegar a Setúbal um mega festival de dança oriental e cultura árabe

O Maktub Dance Festival acontece nos dias 8 e 9 de outubro no Parque do Bonfim. Há workshops, palestras e artesanato.
O objetivo é divulgar a cultura árabe.

Depois de ter sido cancelado por causa das restrições da pandemia, já há novas datas para o Maktub Dance Festival, um evento totalmente dedicado à divulgação da cultura árabe na cidade. O festival vai decorrer nos dias 8 e 9 de outubro, sexta-feira e sábado, no Parque do Bonfim, em Setúbal.

O programa do Maktub Dance Festival inclui, nos dois dias, uma mostra de artesanato oriental, com frutos secos e caramelizados, ervas e especiarias, marroquinaria, chás e doce bolos árabes, vestuário casual, tatuagem henna, bijutaria, cosmética natural e vestuário de dança. Nos dois dias do festival, o Parque do Bonfim recebe ainda um Arabic Lounge, com música, chá e bolos tradicionais árabes, entre outras iniciativas ligadas à cultura árabe. 

No dia 8 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, e a 9 de outubro, sábado, às 18h30, realizam-se, respetivamente, workshops de iniciação à dança oriental e de folclore árabe. As duas sessões são de entrada gratuita mas, por causa das limitações da pandemia, é obrigatório fazer a inscrição online, a partir desta sexta-feira, 1 de outubro.

No dia 8 de outubro, sexta-feira, às 20 horas, estão previstas performances de dança oriental, seguindo-se, às 21h30, um concerto com o Trio Alcatifa, que leva o público numa viagem pelas sonoridades orientais, recriando uma versão moderna dos lendários tapetes voadores.

No dia 9 de outubro, sábado, às 18 horas, decorre a palestra “O Legado Árabe e Islâmico na Região de Setúbal”, enquanto às 20 horas há um espetáculo de dança oriental com artistas convidados e música ao vivo. O último dia do Maktub Dance Festival reserva ainda, às 22 horas, um concerto de música árabe a cargo de Eduardo Ramos Moçárabe, encerrando às 23 horas com um espetáculo de fogo.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pelo Catarina Branco Oriental Studio e pela Universidade Sénior de Setúbal. Este evento, anteriormente designado por Dança Oriental e as 1001 Noites, realiza-se no âmbito do plano de promoção e desenvolvimento da dança para a cidade de Setúbal, através de uma programação cultural na área da dança, dirigida a toda a população e visitantes do concelho.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA