na cidade

Esqueça a fila da bilheteira: já pode viajar na Fertagus só com o cartão de crédito

A partir de quinta-feira, as viagens podem ser adquiridas recorrendo à tecnologia contactless, no troço Sete Rios-Pragal.
Boas notícias.

Se vive ou trabalha na Margem Sul e recorre aos comboios Fertagus para se deslocar, temos boas notícias: a partir de quinta-feira, 22 de setembro, já não precisa de perder tempo em filas intermináveis para comprar o bilhete. A empresa disponibiliza um serviço que permite aos utilizadores viajarem sem título de transporte, apenas com o cartão bancário. Como? As viagens são validadas através da tecnologia contactless nas máquinas do operador.

Segunda adianta o “Eco”, o preço do bilhete será descontado na conta bancária do utente. O serviço vai começar a ser testado quinta-feira, no troço Sete Rios‒Pragal. “O que vamos fazer é testar já a solução e permitir que qualquer cartão bancário possa ser usado para viajar diretamente, usando os nossos validadores.

Ao chegar a uma estação, temos de fazer uma validação que, no fundo, identifica o início da viagem. Com qualquer cartão de crédito, basta validar e usar o serviço”, explicou ao “Eco” a administradora executiva da transportadores, Clara Esquível.

Com este novo serviço, o cliente pode simplesmente chegar a uma estação, pegar no cartão de crédito, validar e viajar sem correr risco de apanhar uma multa. O plano da empresa é expandir a solução a toda a rede Fertagus já a partir de novembro, mas para isso será necessário substituir os mais de 200 validadores de cartões existentes — o que custará mais de meio milhão de euros.

“Os nossos validadores vão ter também leitor de códigos de barras, Bluetooth, ecrã tátil e vão abrir uma panóplia de oportunidades em termos de meios de pagamento e acesso ao serviço completamente diferente do que temos hoje”, referiu ainda a administradora sobre os planos para o futuro.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA