na cidade

Em Setúbal, o Natal vai durar 50 dias e traz um mercado, uma feira e pista de gelo

O programa organizado pela autarquia estende-se até ao dia 8 de janeiro. Saiba tudo o que pode fazer nesta quadra.
O Pai Natal chega no dia 19 de novembro.

Assim que chega o mês de novembro, as cidades enchem-se de luzes e cores, as lojas começam a ficar decoradas a rigor e um pouco por todo o País organizam-se atividades a pensar nas famílias e nos miúdos. Setúbal não é exceção e este ano, a autarquia voltou a preparar um programa especial para assinalar a quadra natalícia que inclui animação nas ruas e eventos culturais e de lazer até ao dia 8 de janeiro, domingo.

No próximo dia 19 de novembro, sábado, a abertura do Mercado e da Feira de Natal, às 15 horas, e da iluminação natalícia, às 18 horas, marcam o arranque do programa Natal em Setúbal 2022. Vários pontos da cidade, incluindo as ruas do centro histórico e da Baixa comercial e alguns edifícios públicos, ganham luz ao fim da tarde daquele sábado, que fica marcado pela chegada do Pai Natal à cidade, pelas 15 horas. 

Os grandes destaques desta edição são o Mercado e a Feira de Natal, bem como a abertura dos Paços do Concelho às celebrações, o qual está com as Portas Abertas ao Natal a partir de 21 de novembro, de segunda a sexta-feira das 9 às 20 horas e aos sábados, domingos e feriados das 15 horas às 19h30. Aqui será recuperada a tradição do envio da carta com os desejos ao Pai Natal, que os miúdos podem colocar no marco de correio natalício situado no interior do edifício.

Composto por cerca de 30 expositores com venda de artesanato e produtos regionais, o Mercado de Natal, onde os visitantes também podem ficar a conhecer a Casinha do Pai Natal e tirar fotografias na moldura natalícia, funciona todos os dias entre as 10 e as 19 horas junto do Coreto da Avenida Luísa Todi. As exceções são os dias de Natal e de Ano Novo, nos quais está encerrado, e nas respetivas vésperas, em que funcionará entre as 10 e as 13 horas.

No Largo José Afonso, a Feira de Natal conta com vários equipamentos de diversão para toda a família, incluindo uma pista de gelo sintética, uma zona de alimentação e outra de exposição de artesanato e produtos regionais, podendo ser visitada de segunda a quinta-feira, entre as 15 horas e as 22h30 e de sexta-feira a domingo, com o horário alargado até à meia-noite.

Trazido pela XPTO Companhia de Artes Performativas, o Pai Natal chega a Setúbal às 15 horas de 19 de novembro, fazendo um percurso, num alegre, grande e colorido corso, que começa no Largo da Misericórdia, passa pela Praça de Bocage e termina na Avenida Luísa Todi, onde se encontra a sua Casinha.

Aos sábados, domingos e feriados, a animação não vai faltar nas ruas ou em espaços públicos, como o Mercado do Livramento e a Praça de Bocage, com a música da Charanga das Fresquinhas, da ESTuna e da Real Trovantuna do Instituto Politécnico de Setúbal, da Dixit Band, do Conservatório Regional de Setúbal, das bandas da Sociedade Musical Capricho Setubalense e da Sociedade Musical Filarmónica Providência, do Coral Infantil de Setúbal ou da Orquestra Típica e Cantares de Azeitão.

Animação itinerante de artes performativas, espetáculos de dança, de teatro — pelo Teatro de Animação de Setúbal (TAS) e do Teatro Oficina Multi Artes (TOMA) –, de magia e de ventriloquia infantil, pinturas faciais e modelagem de balões e coreografias infantis também fazem parte do programa natalício setubalense.

Durante esta quadra, o Fórum Municipal Luísa Todi, o Cinema Charlot — Auditório Municipal, a Igreja do Convento de Jesus e a Casa da Cultura apresentam uma programação especial natalícia, enquanto espaços municipais como a Casa da Baía, o Moinho de Maré da Mourisca, o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Biblioteca Pública Municipal e a Casa do Largo também recebem atividades temáticas.

Entre outras iniciativas, na Casa da Baía tem lugar um Mercadinho de Natal do Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa contra o Cancro, nos dias 3 e 4 de dezembro, entre as 10 e as 18 horas enquanto no Moinho de Maré da Mourisca vai haver um Mercadinho de Natal com produtos regionais e artesanato nos dias 8 e 11, entre as 10 e as 17 horas.

O programa encerra às 18 horas de 6 de janeiro, quando os grupos corais alentejanos “Os Amigos do Independente” e “Os Amigos dos Sadinos” cantarem as Janeiras nos Paços do Concelho. Enquanto as luzes não se acendem, carregue na galeria e recorde como a cidade estava bonita o ano passado. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA