na cidade

Setúbal está no topo da lista dos concelhos onde se adotam mais animais

Em 2020, foram adotados 369 animais que estavam na Casa da Bicharada da cidade.
Setúbal está no topo de adoções de animais.

Nos períodos de confinamento por causa da pandemia, os animais de estimação foram a grande companhia para muitas famílias com miúdos ou idosos. Quem já tinha animais aproveitou para passar mais tempo com eles e também houve casos de adoções responsáveis. 

Setúbal é a prova disso, já que o concelho foi responsável por 369 das 1050 adoções de cães e gatos registadas em centros de recolha oficiais do distrito. De acordo com o relatório de 2020 da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, o território de Setúbal apresenta o maior número de adoções na região.

Registou-se um aumento de adoções perante os dados de 2019, ano em que 343 cães e gatos da Casa da Bicharada, a nova área do CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia, encontraram uma nova família. Relativamente aos animais acolhidos pelos CROAC, foram feitas 657 recolhas na Casa da Bicharada só em 2020, num total de 1619 no plano distrital.

As campanhas realizadas pela Câmara Municipal de Setúbal de promoção da adoção consciente de animais errantes ou abandonados na Casa da Bicharada contribuíram para o aumento do número de adoções. Por cada cão ou gato adotado no centro municipal, o município oferece a colocação do microship, a vacina da raiva e a esterilização.

A autarquia incentiva também caminhadas com cães e visitas dos munícipes à Casa da Bicharada. Para mais informações sobre a marcação prévia de visitas, pode enviar um email para sembea@nullmun-setubal.pt ou ligar para o número de telefone 265 729 369.

A Casa da Bicharada foi inaugurada em junho e fica no Parque Municipal de Poçoilos. Esta nova área do CROAC, que resultou do projeto de ampliação e requalificação liderado pelo município, está organizada em 14 parcelas vedadas com cerca de 70 metros quadrados.

O espaço dá para grupos de quatro a seis animais e dispõe de zonas vedadas para atividade física, área de sombra e uma box modelar de madeira, com iluminação natural, com dez metros quadrados, para abrigo e pernoita. Os parques deste recinto para alojamento em grupo feito em função do porte e faixa etária dos animais, estão posicionados em ambos os lados — sete em cada lado — de um espaço central/logradouro.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA