na cidade

Domingo é dia de limpar as praias do Sado

A ação organizada pela Ocean Alive acontece a 24 de fevereiro, nos Portos Palafíticos da Carrasqueira e do Possanco.
Vamos todos ajudar. Foto: Ocean Alive.

É já este domingo, 24 de fevereiro que vai poder ajudar a deixar as praias do Estuário do Sado mais limpas. Vem aí mais uma grande ação de limpeza dos Portos Palafíticos da Carrasqueira e Possanco, organizada pela cooperativa Ocean Alive, no âmbito da campanha Mariscar SEM Lixo.

Se quiser participar como voluntário, as inscrições já estão abertas. Deve fazê-lo online através do preenchimento do formulário ou enviar um mail para inscricoes@nullocean-alive.org. A 3.ª ação de limpeza começa às 9 e termina às 17 horas.

Inicia-se com a receção, briefing aos participantes e transporte para os locais de limpeza no Possanco. Depois há uma pausa para almoço na Carrasqueira, às 13h30 e os trabalhos são retomados às 14h30. No final vai ser contabilizado o total de lixo recolhido.

A Ocean Alive é a primeira cooperativa portuguesa dedicada à proteção do oceano. Já recolheu 42 toneladas de lixo marinho, mais de cinco toneladas de resíduos e eliminou cerca de 49 mil embalagens de plástico das águas do Estuário do Sado. A principal ação é a campanha Mariscar SEM Lixo, que procura resolver o problema global do plástico no oceano, sensibilizando os mariscadores do lingueirão a não deixar as embalagens de sal fino nas praias.

A Mariscar SEM Lixo conta com o apoio de mais de 3300 voluntários, cerca de 35 entidades, empresas locais e uma rede composta por 15 “Guardiãs do Mar” da comunidade piscatória. Recorde-se que no início deste ano, o projeto de limpeza das “Guardiãs do Mar” ganhou o Prémio AGIR da REN.

A iniciativa é co-organizada pela Ocean Alive e a Associação da Comunidade Piscatória da Carrasqueira, em parceria com a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Junta de Freguesia da Comporta, Herdade da Comporta, Reserva Natural do Estuário do Sado e a Ambilital.

tags: ação de limpeza, Carrasqueira, estuário do sado, Mariscar SEM Lixo, Ocean Alive, Possanco, setúbal