na cidade

Diga adeus ao bom tempo: a chuva e o vento estão de volta a Setúbal

O concelho está sob alerta laranja até esta quarta-feira, 15 de setembro. Veja as previsões.
Tenha cuidado.

É oficial: o verão está mesmo a despedir-se. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até esta quarta-feira, 15 de setembro, o concelho de Setúbal vai estar em alerta laranja. Chuva intensa, rajadas de vento forte e trovadas estão previstas nos dias 14 e 15, situação que pode provocar cheias na cidade. 

Esta terça-feira, 14 de setembro, esperam-se aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento forte, que será fraco a moderado (até 30 km/h) e moderado a forte (30 a 40 km/h), com descida da temperatura mínima para os 16 graus.

Por causa das previsões de mau tempo, o serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal alerta para situações de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e cheias rápidas.

Deve ter especial atenção à possibilidade de queda de ramos ou árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas e acidentes na orla costeira. Por essa razão, é aconselhado que adote algumas medidas como, por exemplo, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e a retirada de objetos, que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Na estrada deve optar por uma condução defensiva, com redução da velocidade habitual e ter especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias. Durante estes períodos, não devem ser atravessadas zonas inundadas, dado o perigo de arrastamento de pessoas ou carros para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

As autoridades recomendam ainda especial cuidado na circulação e permanência junto de árvores e atenção à possibilidade de queda de ramos por causa do vento forte. A circulação junto à frente ribeirinha também não é recomendado. Esta semana, siga as informações da meteorologia e as indicações da Proteção Civil e das forças de segurança, que, além destas informações genéricas, podem emitir instruções específicas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA