na cidade

Dia Mundial do Turismo vai ter visitas guiadas grátis em Setúbal

As atividades decorrem esta sexta-feira, 27 de setembro. Há um concurso de fotografia e sorteio de vouchers.
O Moinho de Maré de Mourica é um dos locais, que pode visitar. Foro: CMS.

Visitas guiadas, um passatempo de fotografia e um sorteio de experiências únicas fazem parte do programa de atividades, preparado pela Câmara Municipal de Setúbal para assinalar do Dia Mundial do Turismo, celebrado esta sexta-feira, 27 de setembro. As atividades são de participação gratuita.

Para começar, na Casa da Baía decorre uma visita guiada ao CIRES — Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, que apresenta a fauna e a flora do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado. A sessão vai centrar-se particularmente na comunidade residente dos golfinhos do Sado e inclui uma degustação de moscatel de Setúbal.

Já no Moinho de Maré da Mourisca, a visita guiada leva os participantes ao espaço museológico da Sala das Mós e aos trilhos da Herdade da Mourisca, para a descoberta de um dos locais mais emblemáticos da região, com quatro séculos de história, no coração da Reserva Natural do Estuário do Sado. As atividades na Casa da Baía e no Moinho de Maré da Mourisca, às 10h30 e às 14h30 têm um limite máximo de 20 pessoas.

No centro histórico de Setúbal, no Bairro da Fonte Nova, a Mercearia Confiança do Troino, fundada em 1926 e reabilitada pela autarquia vai fazer os visitantes recuar no tempo e conhecer utensílios antigos e máquinas. Esta visita tem um limite máximo de 15 pessoas, com sessões às 10h30 e às 14h30.

A Mercearia Confiança de Troino fica no coração da Fonte Nova. Foto: CMS.

Estão também previstas visitas guiadas às exposições “Indústria Conserveira”, “Encontro do Povo” e “Mercearia Liberdade”, que retratam a importância do turismo ligado aos patrimónios cultural, económico e social, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, às 10 e às 14h30, com um limite máximo de 25 pessoas por atividade.

O programa do Dia Mundial do Turismo inclui ainda uma visita guiada ao Convento da Arrábida, fundado no século XVI e considerado um dos principais testemunhos históricos, paisagísticos e arquitetónicos do território setubalense. As visitas marcadas para as 9h30 e 15h30, têm um limite de 30 participantes. O ponto de encontro é na Casa da Baía, às 8h45 e às 14h30, com transporte gratuito para o Convento da Arrábida.

Já em Azeitão, a Casa Museu José Maria da Fonseca abre portas às 15h30 para uma visita guiada sobre técnicas enológicas ancestrais e em particular, da Adega dos Teares Velhos, onde estagiam alguns dos mais antigos moscatéis de Setúbal. Neste caso, a atividade, para um máximo de 30 participantes, tem como ponto de encontro a Casa da Baía, às 14h30, seguida de viagem num comboio turístico gratuito, em direção a Vila Nogueira de Azeitão.

Um passatempo de fotografia no Instagram, com o tema “Setúbal é Um Mundo de Natureza”, é outro dos destaques do Dia Mundial do Turismo. Todos os participantes são desafiados a captar as melhores imagens da Serra da Arrábida, Estuário do Sado e Baía de Setúbal. Se quiser concorrer, deve fazê-lo até ao dia 27. A ideia é postar três fotografias, no máximo, no Instagram, com as hashtags #SetubaleumMundodeNatureza, #SetubaleumMundodeExperiencias e #visitsetubal. 

A Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão tem uns jardins incríveis. Foto: CMS.

O evento vai atribuir prémios às três melhores imagens, como uma câmara digital, um fim de semana em bungalow no EcoParque do Outão e um passeio no Rio Sado para observação de golfinhos. O júri do concurso é composto por Carlos Mata, pró-presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Fernando Pinho, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal e pelo fotógrafo profissional André Areias.

Além do passatempo de fotografia, há um sorteio de vouchers experiências, que incluem um passeio a cavalo e atividades de stand up paddle, coasteering, sightseeing, observação de golfinhos e degustação vínica. No site do evento, pode encontrar mais informações sobre o programa e inscrever-se nas atividades.

Paralelamente, as comemorações locais do Dia Mundial do Turismo incluem no dia 27, às 9h30, uma receção de boas-vindas pelo município de Setúbal a alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (EHTS) e entre os dias 27 e 29, das 10 às 23 horas a Mostra de Saberes e Sabores de Setúbal, na Casa da Baía.

tags: Casa da Baía, dia mundial do turismo, Moinho de Maré da Mourisca, programa, sorteio, visitas guiadas

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal