na cidade

Dia do Bocage e outras atividades grátis para fazer neste fim de semana prolongado

A Câmara Municipal de Setúbal preparou três dias de festa para os setubalenses. Sexta-feira é o dia mais preenchido.
Elmano Sadino.

Por mais um ano, Setúbal festeja o Dia do Bocage e da Cidade. Como é habitual, o município preparou várias iniciativas que vão decorrer de 15 a 17 de setembro. Para que não perca nada, a New in Setúbal fez a lista completa de todas as atividades gratuitas onde pode participar ou visitar.

Sexta-feira, depois do hastear da bandeira nos Paços do Concelho, às 9 horas, decorrem as cerimónias protocolares no Fórum Municipal Luísa Todi, às 10 horas. Há uma sessão solene em que “serão atribuídas medalhas honoríficas a personalidades e entidades que se destacaram em diferentes esferas da sociedade e que homenageia os trabalhadores municipais aposentados”, explica a autarquia.

Durante o resto do dia e também sábado e domingo, o grande desafio é escolher o sítio onde quer estar porque todos os horários estão preenchidos com apresentações relacionadas com o poeta sadino Bocage, que nasceu há 258 anos — por isso mesmo, a celebração não poderia ser feita apenas num dia.

Confira a programação na lista abaixo do Dia de Bocage e da Cidade, mas também de outras atividades que ocorrem no concelho.

Quinta-feira

Até 16 de setembro — “Bocage: Poesia que ecoa história”. Mostra bibliográfica, com apresentação das obras de e sobre Bocage. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. Na Biblioteca Municipal e polos.

21h30 — “Grande noite do fado de Setúbal”. Concerto de encerramento do projeto Fado em Setúbal, com os fadistas Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Eugénio Almeida, Fernando Anselmo, Joana Lança, Luís Miguel, Maria Caetano, Maria do Céu Freitas, Nuno Rocha, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins, acompanhados pelos guitarristas Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. Nas arcadas dos Paços do Concelho.

Sexta-feira

9 horas — Cerimónias protocolares. As comemorações do Dia de Bocage e da Cidade começam com as cerimónias protocolares de hastear da bandeira, seguidas da deposição de flores na estátua de Bocage com leitura de poemas pela Casa da Poesia. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. Na Praça de Bocage.

9 horas ao meio-dia — “Peddy paper 1”. As comemorações do Dia de Bocage e da Cidade começam com as cerimónias protocolares de hastear da bandeira, seguidas da deposição de flores na estátua de Bocage com leitura de poemas pela Casa da Poesia. Evento das Comemorações Bocagianas 2023.

10 horas — Sessão Solene. Sessão de homenagem aos trabalhadores municipais aposentados e entrega de medalhas honoríficas a entidades e individualidades que se destacaram em diversas esferas da sociedade. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. No Fórum Municipal Luísa Todi.

14 às 18 horas — “Casa Bocage de Portas Abertas”. Visita guiada à exposição de longa duração “Bocage – Polémico, Discutido, Genial”. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. Na Casa Bocage.

16 horas — “O essencial sobre Manuel Maria Barbosa du Bocage”. Lançamento da obra de Daniel Pires, pelo Centro de Estudos Bocageanos, editado pela Imprensa Nacional. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. No Salão Nobre, Paços do Concelho.

17 horas — “Grande mostra de saberes e sabores de Setúbal.” Edição especial da iniciativa que revela riquezas da identidade setubalense. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. Na Doca dos Pescadores.

17 horas — “XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage”. Lançamento da obra vencedora do concurso literário pela LASA — Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, com a participação da Associação Setúbal Voz. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. No Salão Nobre, Paços do Concelho.

17 às 19 horas — “Tertúlias Bocageanas”. Três músicos, três encontros com a poesia nos largos da Misericórdia, da Ribeira Velha e Praça de Bocage. Evento das Comemorações Bocagianas 2023.

21h30 — “VIII Serenata de Fado de Coimbra”. Concerto de evocação a José Afonso, com os convidados Grupo Quarteto de Coimbra, Tertúlia Coimbrã de Miratejo e Grupo Coimbra no Sado. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. Nas Arcadas dos Paços do Concelho.

21h30 — “Eduardo Paz Ferreira”. Encontro do ciclo “Alguém viu os meus óculos”. Na Sala José Afonso, Casa da Cultura.

Sábado

10 ao meio-dia — “Peddy paper 2”. Atividade em percurso circular, com início na Casa da Baía e passagens, entre outros locais, pela Praia da Saúde, Parque Urbano de Albarquel, Doca dos Pescadores e Mercado do Livramento, em que os participantes desvendam pistas para encontrar peças e construir um puzzle em 3D de um bote. Evento das Comemorações Bocagianas 2023.

10 até 19 horas — “Mercadinho entre márias viv’ó Bocage”. Mostra de produtos regionais premium e artesanato com dinâmicas ao vivo de artes e ofícios customizados no âmbito das Comemorações Bocagianas 2023. No Moinho de Maré da Mourisca.

16 horas — “Maior que o pensamento — Zeca Afonso | Liberdade”. O percurso de Zeca Afonso no Portugal democrático que emerge da revolução do 25 de Abril é retratado no terceiro e último episódio do documentário de Joaquim Vieira, de 2011. Evento do projeto Venham Mais Vinte e Cincos e das Comemorações Bocagianas 2023. Na Casa das Imagens Lauro António.

16 horas — “Guitarra clássica, vinho e poemas de Bocage”. Tertúlia das Comemorações Bocagianas 2023 com declamação de sonetos de Bocage musicados ao som de guitarra clássica. No Moinho de Maré da Mourisca.

16 horas — “A Mulher Descalça”. Apresentação do livro de Filipe Chinita. Na Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

16 horas — “Gente Feliz com Lágrimas”. O Grupo de Leitura da Biblioteca de Azeitão debate a obra de João de Melo. Na Biblioteca de Azeitão.

16 até 22 horas — “Festa Sabores do Bairro”. Quinta edição do certame do programa do Nosso Bairro, Nossa Cidade, com atuações, gastronomia e artesanato. Evento integrado nas Comemorações Bocagianas 2023. Na Estátua Renascer, no Forte da Bela Vista.

16 horas — “Comunidade de leitores Bocage”. O Grupo de Leitura da Casa Bocage analisa a obra do poeta setubalense. Evento das Comemorações Bocagianas 2023. Na Casa Bocage.

16 horas — “XIX Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal”. Evento das Comemorações Bocagianas 2023 com a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense e grupos convidados. Nas arcadas dos Paços do Concelho.

Domingo

10 até 17 horas — “Mercadinho entre márias viv’ó Bocage”. Mostra de produtos regionais premium e artesanato com dinâmicas ao vivo de artes e ofícios customizados no âmbito das Comemorações Bocagianas 2023. No Moinho de Maré da Mourisca.

10 horas ao meio-dia — “III Edição do peddy paper literário “Elmano Sadino”. Evento das Comemorações Bocagianas 2023 com jogos em equipa para famílias e prova de orientação por etapas pela Herdade da Mourisca. No Moinho de Maré da Mourisca.

10 horas — “Setúbal Open 2023”. Oitava edição do Torneio Internacional de Ténis Sénior Masculino, inserido no circuito World Tennis Tour da Federação Internacional de Ténis, com a presença de 80 atletas de vários países. Clube de Ténis de Setúbal.

10h30 — “Vem conhecer a poesia de Bocage”. Atelier de escrita criativa inspirado na vida e obra de Bocage, das Comemorações Bocagianas 2023. Inscrições: casabocage@nullmun-setubal.pt. Na Casa Bocage.

11h30 — “Regada da Baía do Sado em Banheiras e Insólitos”. Regata de embarcações construídas no momento com materiais recicláveis. O início da construção das embarcações está agendado para as 08h30. No Parque Urbano de Albarquel.

A decorrer

Até 16 de setembro — “Do micro ao macro. Do macro ao micro”. Mostra coletiva de arte contemporânea, com obras de 13 artistas plásticos, reveladora da diversidade de abordagens artísticas. Na Galeria Municipal do 11.

Até 20 de setembro — “O Mundo Encantado da Imaginação”. Mostra de Graça Sant’Anna. No Espaço das Artes, Casa da Cultura.

Até 20 de setembro — “Djintis de Guiné-Bissau – Gentes da Guiné-Bissau”. Exposição de pintura de Young Nuno, com trabalhos em óleo e acrílicos sobre tela e desenhos. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.

Até 21 de setembro — “A Cor da Vergonha”. Mostra fotográfica de Helena Tomás, da XXV Festa do Teatro. No Fórum Municipal Luísa Todi.

Até 24 de setembro — “A Sala do Coro Alto do Convento de Jesus”. Patrimónios revelados durante os trabalhos de conservação e restauro. Museu de Setúbal/Convento de Jesus partilha com o público, entre julho e setembro, o processo de acompanhamento arqueológico, de conservação e de restauro, a par dos patrimónios revelados, aquando das intervenções executadas na Sala do Coro Alto, no âmbito das obras estruturais de reabilitação, concretizadas entre 2016 e 2020.

Até 27 de setembro — “Eco-brinquedos”. Mostra do artista plástico Zévi, com exemplares de brinquedos elaborados em oficina recreativa. Na Biblioteca de Azeitão.

Até 30 de setembro — “50.º aniversário do 25 de abril”. Exposição da CGTP-IN. Na Casa Bocage.

Até 30 de setembro — “António Lobo Antunes”. Mostra bibliográfica do ciclo Autor do Mês. Na Biblioteca Municipal Serviços Centrais.

Até 31 de outubro — “Um Rio, uma Serra”. Exposição de pintura de Manuel Gardete, que apresenta um percurso visual e documental do rio, da cidade e da serra e inclui o recurso audiovisual “Sado_Arrábida”. No Forte de Albarquel.

Até 30 de setembro — “Carpintaria”. Mostra do ciclo de Artes e Ofícios, que integra parte do espólio que o mestre Adelino Veiga doou ao município, que explora o passado, o presente e o futuro desta ocupação. No Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Até 20 de outubro — “Em Cena: O Teatro de Lauro António”. Mostra comemorativa do segundo aniversário da Casa das Imagens Lauro António e integrada na Noite Europeia dos Museus.

Até 31 de dezembro — “Bocage — Polémico. Discutido. Genial”. Mostra, com suportes media audiovisuais, que percorre a cronologia bocagiana, com início na família do poeta e término na forma como este foi visto e interpretado mesmo após a morte. Na Casa Bocage.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA