Bocage até pode ter tido vários nomes, muitas histórias para contar e milhares de interpretações. Aproveitava a vida boémia, escrevia sobre episódios do passado, momentos do presente e desejos do futuro. Mais do que qualquer outra coisa, tornou-se um símbolo imortal e vincado de Setúbal, não só pelo talento de Elmano, mas também pelo que sempre teve pela sua terra e região.
Como homenagem à elevação do nome da cidade e dos setubalenses, a Câmara Municipal de Setúbal organiza um programa diversificado de atividades no âmbito das Comemorações Bocagianas, com destaque para o Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro. Este ano, há eventos culturais e de lazer, de participação gratuita.
A cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho e a deposição de flores na estátua de Bocage marcam o começo das celebrações, pelas 9 horas. Uma hora depois, no Fórum Municipal Luísa Todi, decorre a habitual sessão solene, “em que são atribuídas medalhas honoríficas a personalidades e entidades que se destacaram em diferentes esferas da sociedade”.
A partir das 9h30, realiza-se um peddy paper turístico, com início na Casa da Baía, “para levar os participantes à descoberta do património cultural e histórico da cidade”. Entre as 14 e as 18 horas, na Casa Bocage, pode ficar a saber mais acerca da vida e obra do poeta do século XVIII, numa visita à exposição “Bocage — Polémico, Discutido, Genial”.
A partir das 16 horas, realiza-se mais um encontro da Comunidade de Leitores de Bocage, com o Grupo de Leitura da Casa Bocage a analisar e a partilhar momentos de leitura da obra do poeta setubalense. É necessária inscrição para participar até 12 de setembro, às 13 horas, para o número 265 229 255 ou através do email casabocage@nullmun-setubal.pt.
A apresentação da obra vencedora do XXIII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, dinamizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 17 horas. Pode também visitar, na Casa da Baía, entre as 17 horas e a meia-noite, mais uma edição da Mostra de Saberes e Sabores de Setúbal. A programação do feriado municipal encerra com o concerto de A Cantadeira, projeto a solo da cantautora setubalense Joana Negrão, às 21h30, nas arcadas dos Paços do Concelho.
Nascimento de Bocage é celebrado em vários dias
Ainda que as atividades principais se realizem no Dia de Bocage e da Cidade, a programação estende-se aos dias 13, 14, 16, 17, 18 e 30, em vários espaços e equipamentos da cidade. Entre os dias 13 e 15 de setembro, na Praça de Bocage, fica patente a exposição “Estendal da Liberdade”, com trabalhos realizados pela população.
No dia 13, pelas 21h30, as arcadas dos Paços do Concelho recebem o concerto de encerramento do projeto Fado de Setúbal, que percorreu as freguesias do concelho com espetáculos ao ar livre. Atuam os fadistas Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Fernando Anselmo, Franklin do Carmo, Inês Pereira, Joana Lança, Luís Miguel, Maria Caetano, Maria do Céu Freitas, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins, com os guitarristas Pedro Marque e Vítor Pereira.
A XX Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal é uma das iniciativas de 14 de setembro, com concerto marcado pelas 16 horas, na Praça de Bocage, da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e a Banda Municipal de Música de Arenas de San Pedro, de Ávila, Espanha. Para a mesma hora está agendada a inauguração da exposição “Embarcações Tradicionais do Sado”, de Júlio Figueira, que fica patente ao público no Moinho de Maré da Mourisca até ao dia 27 de outubro.
No Bairro do Grito do Povo, pode assistir à performance “Amal”, de Patrícia Paixão para o espetáculo itinerante “Das Barracas à Dignidade”, na Rua São Luís Gonzaga, às 17 horas. Uma hora depois, realiza-se uma iniciativa de voluntariado, coordenada por Paula Moita, para restauro da pintura da imagem da sede da Associação de Moradores do Grito do Povo.
À noite, o Jardim Grito dos Pescadores é palco de um concerto de Et Toi Michel, às 21 horas, e da estreia do documentário “Das Barracas à Dignidade”, de Leonardo Silva, às 21h40, que faz uma “reflexão artística coletiva sobre o direito à habitação, com base nos testemunhos dos moradores do Bairro do Grito do Povo sobre o processo SAAL”. Na Praça de Bocage, às 21h30, realiza-se a IX Serenata de Fado de Coimbra em Setúbal, com atuações dos grupos Coimbra no Sado, Quarteto de Coimbra, Raízes de Coimbra e Tertúlia Coimbrã de Miratejo.
No âmbito das comemorações, será inaugurada a mostra “Obras de e sobre Manuel Maria Barbosa du Bocage”, dia 16 de setembro. Vai estar patente na Biblioteca Municipal de Setúbal até 21. “Vem descobrir Bocage” é a atividade de expressão plástica proposta para miúdos dos seis aos 11 anos, no dia 17, a partir das 11 horas, na Casa Bocage, local que no dia seguinte, às 14h30, acolhe mais uma visita à exposição “Bocage – Polémico. Discutido. Genial”, com leitura de poemas do poeta sadino”.
A fechar as Comemorações Bocagianas 2024, realiza-se no dia 30, às 10h10, na Escola Secundária D. João II, a iniciativa “Bocage à Solta: A Liberdade na Voz dos Poetas”, numa sessão de cinema, poesia e música aberta à comunidade dinamizada pela 50 Cuts e PCE e pela Escola Secundária D João II, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.
Já que estamos a falar de Setúbal, carregue na galeria para conhecer os spots com melhor vista para a cidade.