na cidade

Das praias à Lapa de Santa Margarida. Este novo alojamento local é uma ode a Setúbal

A Arrábida Guest House foi inaugurada a 4 de outubro, mas abre oficialmente ao público dia 12. Tem nove quartos temáticos.
É elegante e sofisticado.

Desde miúda que Maria Moura, 25 anos, gosta de receber pessoas em casa. Aliás, era comum, fosse com amigas ou com os primos mais velhos, levar-lhes o pequeno-almoço à cama. Ficava tão feliz que, no dia anterior à chegada dos convidados, planeava tudo ao pormenor, para que a estadia fosse perfeita. O seu sonho era, um dia mais tarde, poder abrir um “mini-hotel”, desejo que se tornou realidade com a inauguração do novo alojamento local da cidade.

Os pequenos gestos ganharam vida e acontecem agora em grande escala, na Arrábida Guest House. E não se preocupe, porque não vai ser difícil encontrá-la. O edifício está pintado de verde, com pormenores castanhos, numa homenagem à Serra da Arrábida. A inauguração oficial decorreu na sexta-feira, 4 de outubro. Porém, a abertura ao público será apenas no próximo sábado, dia 12.

Maria é licenciada em Direção e Gestão Hoteleira, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Neste momento, encontra-se a terminar o mestrado em Marketing Estratégico na Universidade Católica, confessando que tem sido um “desafio” conciliar os estudos com o novo projeto. “Sempre quis fazer sales em hotelaria. Foi a minha área, só que também tinha este ‘bichinho’ de ter algo meu”, revela à NiS.

No primeiro ano da universidade, começou a explorar imóveis de Airbnb e criou uma empresa de gestão desse género de alojamento— que agora é a mesma responsável pela Arrábida Guest House —, onde o principal papel era fazer o check-in, coordenação de equipa de limpeza, respostas a eventuais hóspedes, entre outras funções.

Começou a trabalhar com a moradia onde fica o novo alojamento local. “Só vinham grupos e a decoração não tinha nada a ver. Fui aumentado a empresa e possibilitando este investimento melhor e maior. Antes, chamava-se só Arrábida House” diz. “Quisemos modificar a decoração, o conceito, o tema e apostar no charme, qualidade e conforto das pessoas, e, essencialmente, na região”, acrescenta.

A jovem sempre foi apaixonada por Setúbal e a ideia é estabelecer parcerias com produtores locais e servir especialidades da zona aos hóspedes. Na verdade, tudo se alinhou, uma vez que conseguiu conjugar o amor pela área da hotelaria com bom gosto, dedicação, empenho, aproveitando as valências que o trabalho feito anteriormente nos Airbnb lhe proporcionaram. As obras do espaço demoraram quase dois anos a estarem completamente concluídas.

O espaço tem piscina exterior e uma zona de pequeno-almoço, com decoração minimalista, contemporânea e elegante. No exterior, encontra ainda uma homenagem ao ex-libris da região: uma escultura, autoria de Ricardo Crista, de uma raposa.

Há nove quartos disponíveis, ou seja, podem ficar hospedadas no espaço 30 pessoas, já que dois dos quartos são familiares. “Relacionei os quartos com os temas, mas não de uma forma demasiado óbvia. Consegui que cada um remetesse à inspiração que pretendia”, explica Maria. Os nomes e todos os elementos decorativos são uma homenagem ao património de Setúbal — da Lapa de Santa Margarida ao Portinho da Arrábida.

A equipa da NiS visitou o espaço e comprovámos que, em todos os cantos, estão presentes o cuidado e a atenção ao pormenor. As cores exteriores da moradia não passam despercebidas e combinam na perfeição com o hall de entrada, que também é em tons de castanho. Cada quarto é único e, assim que entramos, sentimos o que se pretende: um pedaço de cada local icónico da região. As cores, na sua maioria neutras, com alguma textura, relevo ou leve desenho, transportam-nos para o sítio que dá nome ao quarto.

Por exemplo, no quarto Lapa de Santa Margarida está, de frente para a porta, uma fotografia grande, da entrada para a gruta, tirada por Maria. No quarto da Sétima Bateria, até o ar-condicionado foi pintado com cor que lembrasse o ferro (embora cinzento) e a área militar — sempre com um toque sofisticado e charmoso.

Da totalidade das acomodações, há oito com varanda e, quatro deles, com acesso ou vista para a piscina, além dos restantes equipamentos comuns e gerais, como ar condicionado, duche e wi-fi — além de uma máquina de café Nespresso. Há cinco quartos duplos (dois deles com opção twin), dois deluxe e dois familiares. Os valores variam entre os 135€ e os 477€, em preço de lançamento. Não são permitidos animais de estimação.

“A Arrábida Guest House não funciona só como alojamento. Temos várias atividades e parceiros, como sugestão para conhecer a região. Marcamos experiências e até sugerimos os restaurantes. Queremos que a pessoa venha e se conecte com Setúbal. Há desde workshops dos Azulejos de Azeitão, aos passeios com os golfinhos, e ainda turismo de natureza, na nossa serra. Temos sempre contacto com o cliente”, garante Maria. 

O local tem cerca de mil metros quadrados. Há estacionamento, que é pago e consoante disponibilidade. Deve efetuar as reservas no site oficial e pode ainda contactar o número 932 714 935 para mais informações. 

Carregue na galeria para conhecer o novo alojamento local da cidade, bem como todos os quartos disponíveis no espaço.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida General Daniel de Sousa, 38
    2900-343 Setúbal
ESTILO
alojamento local
AMBIENTE
familiar

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA