na cidade

Danças sevilhanas e outras atividades grátis para fazer este fim de semana

Artes plásticas, pintura, dança, fotografia e exposições fazem parte das sugestões para os próximos dias.
Aproveite.

O fim de semana finalmente chegou. Para a maioria das pessoas, estes são os dois melhores dias, depois de uma semana mega agitada, para relaxar e fazer aquilo que não consegue durante a rotina diária, como por exemplo aproveitar as sugestões gratuitas, organizadas pelas Câmara Municipal de Setúbal, que a cidade tem para oferecer a nível cultural e de lazer.

O maior destaque vai para o ritmo das danças sevilhanas, que preenchem o Auditório Bocage,, no dia 21 de janeiro, sábado, num evento que inclui um workshop de iniciação e um espetáculo com atuações de quatro grupos de vários locais do País. O encontro de sevilhanas, organizado pela União Desportiva e Recreativa das Pontes (UDRP) com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, tem início às 14h30 com um workshop de iniciação de inscrição gratuita, limitada a 12 participações, através do email dicul@nullmun-setubal.pt.

Para as 21 horas está agendado um espetáculo com atuações dos grupos de sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes, de Setúbal, da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba, de Alcácer do Sal, da Sociedade 1.º de Janeiro Torranense, Torrão, e da Associação Cultural e Recreativa Alcaçovense, Alcáçovas.

Em palco vão estar 47 alunas que têm em comum a professora, Ana Nunes, e a paixão pela dança como forma de expressão artística, mas também de interação e de aproximação entre as pessoas. Os bilhetes custam 5€ e podem ser reservados pelo contacto 962 731 546 ou adquiridos presencialmente na sede da UDRP, nas Pontes.

Conheça as outras atividades que pode fazer gratuitamente este fim de semana.

Sexta

21h30 — “Filosofia a pés juntos”. Conversas sobre temas filosóficos ligados à atualidade, na Casa da Cultura.

21h30 — “Rita Basílio”. Encontro literário do ciclo Muito Cá de Casa, na Sala José Afonso da Casa da Cultura. 

Sábado

9 horas — “Blindness”. Exposição de fotografias e vídeo de Rosa Nunes, que recorreu à metáfora de “mal branco” de José Saramago para dar visibilidade à invisibilidade mental, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

9 horas — “Bocage entre nós”. Exposição sobre a construção da memória nos 150 anos do monumento a Bocage, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, até 31 de janeiro.

10 horas — “Paisagem Urbana e Sentimentos Modelados”. Exposição coletiva de pintura e barro de utentes da Universidade Sénior de Azeitão. Na Biblioteca Municipal, até 24 de fevereiro.

10 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, ate 2 de abril.

10 horas — “Paisagens Marítimas na Fotografia de Américo Ribeiro”. Embarcações tradicionais do rio Sado, regatas, procissões, vistas gerais do rio com a Serra da Arrábida como pano de fundo e da frente ribeirinha citadina, captadas ao longo de sete décadas no século XX pelo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, podem ser vistas nesta exposição, no Forte de Albarquel até 28 de fevereiro.

14 horas — “Cartas de Olinda e Alzira”. Mostra de artes plásticas de Filipa Ferreira e Ricardo Mendes a partir de um texto de Bocage. Na casa Bocage até 4 de março.

14 horas — “O olho que pensa.” Mostra coletiva de desenho e fotografia de utentes da Universidade Sénior de Azeitão, na Biblioteca de Azeitão, patente até 28 de fevereiro. 

14 horas — “Lauro António. Os primeiros anos” — Mostra documental, fotográfica e de objetos relacionados com as memórias de infância e adolescência do cineasta Lauro António. Evento das Comemorações Bocagianas 2022, na Casa das Imagens Lauro António.

14 horas — “Virginia Woolf”. Mostra bibliográfica do ciclo Autor do Mês, na Biblioteca Municipal, até 31 de janeiro.

14 horas — “Symbiosis”. Instalação e pintura de Antonieta Martinho sobre o tema da sustentabilidade no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 19 de março.

14h30 — “Iniciação às sevilhanas”. Workshop de danças sevilhanas do ciclo Encontros, no Auditório Bocage.

15 horas — “Os cinco salvam o tio.” O Grupo de Leitura Juvenil da Biblioteca analisa o livro de Enid Blyton, na Biblioteca de Azeitão. 

16 horas — “ A casa da poesia conVida”. A professora de música de acordeão Lena Mendes é a convidada desta sessão do ciclo A Casa da Poesia ConVida, na Biblioteca Municipal.

16 horas — “Olha para mim”. Inauguração da mostra de artes plásticas de António Galrinho, no Espaço das Artes, da Casa da Cultura. Patente até 2 de fevereiro.

16 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Inauguração da mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal. Para ver no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.

16 horas — “Sustentar”. Exposição fotográfica e videográfica com o trabalho de seis artistas em seis projetos desenvolvidos em outros tantos territórios do País, incluindo os bairros setubalenses Grito do Povo e dos Pescadores, que pretende contribuir com perspetivas artísticas sobre iniciativas experimentais na área da sustentabilidade. Patente na Casa da Cultura até 29 de janeiro. 

Domingo

14 horas — “Symbiosis”. Instalação e pintura de Antonieta Martinho sobre o tema da sustentabilidade no Museu do Trabalho Michel Giacometti, até 19 de março.

15 horas — “O retrato nas artes plásticas. Múltiplas leituras.” Mostra de pintura, desenho e escultura do acervo do Museu de Setúbal, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, até 2 de abril.

16 horas — “Olha para mim”. Mostra de artes plásticas de António Galrinho, no Espaço das Artes, da Casa da Cultura. Patente até 2 de fevereiro.

16 horas — “Sustentar”. Exposição fotográfica e videográfica com o trabalho de seis artistas em seis projetos desenvolvidos em outros tantos territórios do país, incluindo os bairros setubalenses Grito do Povo e dos Pescadores, que pretende contribuir com perspetivas artísticas sobre iniciativas experimentais na área da sustentabilidade, patente na Casa da Cultura até 29 de janeiro.

Caso esteja a pensar ficar por casa e dedicar-se à cozinha, carregue na galeria para descobrir novas receitas práticas e saudáveis.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA