na cidade

Convento de Jesus vai ter um jardim e árvores de fruto

O projeto de requalificação da envolvente do monumento histórico inclui a criação de um espaço verde para lazer e lugares de estacionamento gratuito.

O skate parque vai para o Parque Urbano da Várzea. Foto: CMS.

As obras de requalificação do monumento já começaram e vão transformar por completo a zona norte/poente do conhecido Largo de Jesus, onde se encontrava instalado um skate parque. O projeto, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, representa um investimento na ordem dos 1,5 milhões de euros, com uma compartição comunitária de 65%.

A intervenção na praça passa pela criação de um espaço verde, com percursos pedonais, um plano de água elevado e um banco para descanso e lazer. O objetivo da obra é prevenir as cheias naquela zona da cidade e evitar que em situações de tempestade a água chegue até ao convento. Também vai ser ampliado o adro, com um novo revestimento de pedra, criados mais 18 lugares de estacionamento e relocalizada a atual paragem de autocarro.

Mas as alterações não ficam por aqui. As traseiras do Convento de Jesus, entre a Cerca Pequena e a Grande vão ter 161 lugares gratuitos e mais de 100 árvores de fruto. Vão ser melhorados os acessos ao monumento, instalado mobiliário urbano, adicionados mais 41 lugares de estacionamento no terreno da Santa Casa da Misericórdia, onde serão plantadas mais árvores.

Já o skate parque, uma das imagens de marca do Largo de Jesus, vai ser transferido para o futuro Parque Urbano da Várzea.

tags: árvores de fruto, Convento de Jesus, estacionamento gratuito, jardim, Largo de Jesus, obras, requalificação